Conselho de Administração/Direções

Composição atual do CA:

Dr. Marco António Franco Lopes Ferreira – Presidente do Conselho de Administração

Dr.ª Joana Carmona Nicolau Chêdas Fernandes – Vogal Executiva

Dr.ª Alexandra Isabel Castanheira Afonso Alves Ferreira – Vogal Executiva.

Dr.ª Ana Maria Herrero Valverde – Vogal Executiva – Diretora Clínica

Enf.º Rui Jorge Dias dos Santos – Vogal Executivo – Enfermeiro Diretor

Face à cessação de funções do anterior Conselho de Administração, a 31 de dezembro de 2019, o Governo nomeou para um mandato de três anos, através de Despacho conjunto dos Ministros da Saúde e das Finanças, Dra. Marta Temido e Dr. Mário Centeno, os novos órgãos de gestão do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE.

O despacho produz efeitos a 11 de março de 2020.

Composição do CA:

  • Marco António Franco Lopes Ferreira – Presidente do Conselho de Administração interino com acumulação de funções de Diretor Clínico;
  • Maria de Fátima Campos de Sena e Silva- Vogal Executiva;
  • Joana Carmona Nicolau Chêdas Fernandes- Vogal Executiva;
  • Rui Jorge Dias dos Santos – Vogal Executivo com funções de Enfermeiro Diretor.

 

Na sequência da cessação de funções, por aposentação, do Presidente do Conselho de Administração, Dr. Francisco Velez Roxo, informa-se que o elemento que substitui interinamente o Presidente e até ao termo do mandato é o Dr. Marco Ferreira, que acumula com as funções de Diretor Clínico.

Atendendo à vacatura de um dos cargos de vogal executivo do conselho de administração do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, E. P. E., por motivo de designação da sua anterior titular para outro organismo do Ministério da Saúde, torna-se necessário proceder à designação de uma nova titular, para completar o mandato em curso do atual conselho de administração, que termina em 31 de dezembro de 2019.

Através da resolução do Conselho de Ministros n.º 45/2019, publicada no Diário da Republica n.º 37/2019, Série I de 21 de fevereiro de 2019, foi dado cumprimento ao disposto no n.º 1 do artigo 6.º dos Estatutos dos Hospitais, Centros Hospitalares e Institutos Portugueses de Oncologia, E. P. E., constantes do anexo II ao Decreto-Lei n.º 18/2017, de 10 de fevereiro, tendo o Ministro das Finanças proposto para vogal executiva Joana Carmona Nicolau Chêdas Fernandes.

Nos termos dos artigos 6.º e 13.º dos Estatutos dos Hospitais, Centros Hospitalares e Institutos Portugueses de Oncologia, E. P. E., constantes do anexo II ao Decreto-Lei n.º 18/2017, de 10 de fevereiro, dos n.os 2 e 3 do artigo 13.º, do n.º 1 do artigo 15.º e da alínea c) do n.º 3 do artigo 20.º do Decreto-Lei n.º 71/2007, de 27 de março, na sua redação atual, e da alínea d) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

Designar, sob proposta do Ministro das Finanças e da Ministra da Saúde, Joana Carmona Nicolau Chêdas Fernandes, para o cargo de vogal executiva do conselho de administração do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, E. P. E.

 

Através da Resolução nº 186/2017  do Conselho de Ministros,  publicada no Diário da República, 1ª série, nº nº233, de 5 de Dezembro de 2017  foi nomeado Marco António Franco Lopes Ferreira, membro do conselho de administração do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, E.P.E. para o cargo de vogal executivo com funções de diretor clínico, para completar o mandato do atual Conselho de Administração.

Depois da Publicação em Diário da República, 1ª série, nº 63, de 29 de março de 2017, e da Resolução do Conselho de Ministros nº 47/2017, que nomeou sob proposta dos Ministros das Finanças e da Saúde, Francisco João Velez Roxo, Helena Isabel de Seabra Nunes Almeida ( Diretora Clínica), Maria de Fátima Campos de Sena e Silva, Márcia Raquel Inácio Roque e Rui Jorge Dias dos Santos (Enfermeiro Diretor), respectivamente, para os cargos de presidente e de vogais executivos do Conselho de Administração do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, EPE.

Histórico do CA do HFF entre 2013 e 2016

Através da Resolução n.º 34/2013, do Conselho de Ministros, publicada no Diário da República, 2ª série, n.º 253, de 31 de Dezembro de 2013, foram nomeados, sob proposta dos Ministros de Estado e das Finanças e da Saúde, Luís Manuel Abrantes Marques, Margarida Maria Pires Garcia Rato, Luís Miguel Ferreira Rodrigues Gouveia, Nuno Afonso da Costa Alves (Diretor Clínico) e João Luís Perestrelo Vieira (Enfermeiro Director), respectivamente, para os cargos de presidente e de vogais executivos do Conselho de Administração do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, EPE.

09 de Março de 2015- Foi publicada no Diário da República n.º 47, 2ª Série, de 09 de Março de 2015, a Resolução do Conselho de Ministros, n.º 16/2015, de 26 de Fevereiro, que nomeia Helena Isabel de Seabra Nunes Almeida como Diretora Clínica do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, EPE, em substituição de Nuno Afonso da Costa Alves.

15 de fevereiro de 2016- Foi ainda publicada no Diário da República, 2ª série, n.º 31, de 15 de fevereiro de 2016, a Resolução n.º 4-E/2016, do Conselho de Ministros, aprovada em 11 de fevereiro de 2016, que nomeia Francisco João Velez Roxo para o cargo de vogal executivo do Conselho de Administração do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, EPE, em substituição de Luís Miguel Ferreira Rodrigues Gouveia.

6 de junho de 2016- Foi publicado no Diário no Diário da República, 2ª série, nº 108, de 6 de junho de 2016, a Resolução do Conselho de Ministros nº 14/2016, que nomeia Francisco João Velez Roxo para Presidente do Conselho de Administração do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, E.P.E. e Maria de Fátima Campos de Sena e Silva para o cargo de Vogal Executiva do Conselho de Administração do Hospital Fernando Fonseca E.P.E..

Direção Clínica

A Direção Clínica desenvolve a sua atividade de forma a promover, implementar, e assegurar os melhores cuidados de saúde de acordo com os bons princípios da Governação Clínica, no mais profundo respeito pelas pessoas doentes a nosso cargo, utilizadores dos nosso serviços, que constituem a razão fundamental de existência da estrutura hospitalar. A Direção Clínica deverá desenvolver a sua atividade em estreita articulação com as outras Direções do HFF, de forma a contribuir para um funcionamento integrado e coerente do Hospital.

A sua filosofia de intervenção assenta no pressuposto de que a organização funcional clínica fundamental do Hospital tem por base a existência de Serviços. Esta prática deverá ser desenvolvida com base numa cultura em que é respeitada a autonomia dos clínicos e favorecida a sua responsabilização (princípio fundamental para um bom desempenho e que está na base da promoção da melhoria da qualidade do trabalho clínico).

A Direção Clínica tem a seguinte constituição:

Diretora Clínica:

  • Ana Maria Herrero Valverde

Adjuntos da Direção Clínica:

  • Helena Cristina Pinto P. Loureiro Gonçalves Silva
  • Paulo Manuel Valle Flor Telles Freitas
  • Victor Manuel Antunes Fernandes Nunes
  • Maria Gabriela Abrantes Henriques Rosado Gasparinho.

Direção de Enfermagem

A Direção de Enfermagem é uma direção técnica de primeira linha directamente dependente do Conselho de Administração. Esta Direcção é composta pelo Enfermeiro Diretor e três Enfermeiras Adjuntas.

O Enfermeiro Diretor integra por inerência o Conselho de Administração como vogal executivo. A Direção de Enfermagem compete a direção dos serviços de Enfermagem e Ação Médica do Hospital.

A Direcção de Enfermagem contribui para a máxima eficiência na organização dos cuidados de Enfermagem, assegurando elevados níveis de qualidade dos serviços, através:

  • Da existência de um sistema de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de Enfermagem;
  • A existência de uma estratégia de formação contínua dos Enfermeiros e AAM, promotora do desenvolvimento profissional e da qualidade;
  • Monitorização de um conjunto de indicadores de qualidade e eficiência.

A Direção de Enfermagem tem a seguinte constituição:

Enfermeiro Diretor:

  • Rui Santos

Enfermeiras Chefes – Adjuntas da Direção de Enfermagem:

  • Lurdes Toscano
  • Helena Ribeiro da Silva
  • Fernanda Dantas