Dar sangue é dar vida

Se ainda não é dador de sangue, nem está registado como dador de medula óssea, pode fazê-lo no Hospital Fernando Fonseca, no Serviço de Sangue e Medicina Transfusional, que se localiza no segundo piso do Hospital.

Para ser dador de sangue, é preciso ter entre 18 e 65 anos (até aos 60 anos, se for uma primeira dádiva), hábitos de vida saudáveis e peso igual ou superior a 50 kg. Os homens podem dar sangue quatro vezes por ano, as mulheres três vezes por ano, ambos com um intervalo mínimo de dois meses entre dádivas. A doação de sangue pode ser feita todos os dias e a de medula às quartas (das 8 e 30 às 20 horas) e quintas-feiras (das 8 e 30 às 13 horas).

O Serviço de Sangue e Medicina Transfusional realiza, ainda, colheitas de sangue a potenciais dadores de medula óssea. Pode ser dador de medula óssea se tiver entre 18 e 45 anos, peso igual ou superior a 50 kg, não for portador de doenças crónicas ou auto-imunes e não tiver recebido uma transfusão de sangue desde 1980.

Com um pequeno gesto pode fazer a diferença. Dê sangue e registe-se como dador de medula óssea!