Dia Mundial da Prematuridade – HFF na RTP

 

O Dia Mundial da Prematuridade celebrou-se a 17 de Novembro e o Hospital Fernando Fonseca foi escolhido pela RTP para esclarecer as diferenças que os novos pais têm ao confrontarem-se com o nascimento de um bebé prematuro.

Estima-se que nasçam cerca de 15 milhões de bebés prematuros todos os anos no mundo, o equivalente a mais de um bebé em dez. Cerca de 10% dos bebés portugueses nascem antes do tempo. Segundo a Sociedade Portuguesa de Pediatria, as crianças que nascem antes das 28 semanas de gravidez têm uma sobrevivência de 70%. Já as que nascem antes das 30 semanas, têm uma taxa de sobrevivência de 80%.

A gravidez completa dura entre 37 e 42 semanas. Considera-se “prematuridade” sempre que o bebé nasce antes das 37 semanas de gestação.

Estes e outros pormenores exclusivos da prematuridade foram levados À ANTENA DA rtp PELA Doutora Cristina Trindade. No programa Agora Nós recolheu ainda o testemunho de uns jovens pais que tiveram os seus bebés na nossa Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos.

O vídeo pode ser visto em https://www.rtp.pt/play/p3027/e316480/agora-nos/617028

(3ª parte do programa)