HFF reconhecido pela sua Excelência Clinica e de Segurança do Doente

O Hospital Fernando Fonseca (HFF) no âmbito do  Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) desenvolvidos pela Entidade Reguladora de Saúde (2015-2016), obteve a Estrela de Excelência Clinica nas áreas de Cirurgia-Cirurgia do Cólon, Ginecologia-Histerectomias, Pediatria-Cuidados Neonatais e Pediatria-Pneumonia. Este galardão foi atribuído por o Hospital cumprir os requisitos de Qualidade Clinica em avaliação. Este nível de classificação permite confirmar o cumprimento de critérios que a ERS considera fundamentais para a prestação de cuidados de saúde com qualidade, através da análise de indicadores de estrutura e de cultura organizacional.

O HFF obteve ainda nos temas transversais, como a Segurança do Doente, a Adequação e Conforto das Instalações, Focalização no Utente e Satisfação do Utente, a “Estrela da EXCELÊNCIA Organizacional”, que permitiu avaliar os parâmetros de qualidade exigidos.

De acordo com Francisco Velez Roxo, Presidente do Conselho de Administração do HFF, “foram seleccionadas dimensões que se consideraram relevantes em consonância com a tipologia dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde em análise e cuja pertinência fosse inteligível para todos os públicos. A avaliação em diversas dimensões trouxe como valor acrescentado ao SINAS a possibilidade de implementar a avaliação de forma faseada, tendo ainda a vantagem de permitir a identificação de pontos fortes e fracos das instituições, bem como de áreas de actuação prioritária.”

O SINAS é um sistema de avaliação e classificação de qualidade a nível multidimensional dos prestadores de cuidados de saúde. No módulo SINAS dedicado aos prestadores de cuidados de saúde com internamento – SINAS@Hospitais – avaliam-se as seguintes dimensões da qualidade: Excelência Clínica, Segurança do Doente, Adequação e Conforto das Instalações, Focalização no Utente e Satisfação do Utente.

O HFF está novamente em fase de avaliação pela mesma entidade!