Hospital Fernando Fonseca assinala Dia Mundial da Segurança do Doente!

O Dia Mundial da Segurança do Doente, criado em maio de 2019 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), celebra-se a 17 de setembro e tem como objetivo consciencializar e envolver a população e organizações em ações que promovam a segurança doente.

Este ano sob o tema “Segurança do Trabalhador de Saúde: uma prioridade para a segurança do doente”, a OMS lança uma campanha global que destaca a relevância da segurança do profissional de saúde como primazia para a segurança do doente.

A elaboração de práticas que reúnem e invistam na segurança dos profissionais de saúde, a ampliação do entendimento geral sobre a relevância da segurança do trabalhador de saúde e suas ligações com a segurança do doente, são entre outros, objetivos desta iniciativa.

Este ano na linha da frente do combate à COVID-19, os profissionais depararam-se com problemas e desafios de saúde nunca vistos e mesmo assim comprometeram-se em serem agentes indispensáveis para o controle da disseminação. São esses profissionais os responsáveis por garantir, a sua segurança, assim como a dos doentes e muitas vezes os responsáveis por lidar com o receio de doentes e familiares, respondendo às suas perguntas com atenção, dedicação e cuidado. Para a OMS, “sem os profissionais de saúde não haveria resposta”.

Para além disso, esses profissionais estão diretamente ligados à colheita de dados para estudos clínicos tão importantes para a busca de soluções contra este inimigo.

A pandemia COVID 19 propiciou, associada aos cuidados de saúde, múltiplas adversidades e diversos riscos aos profissionais de saúde, tais como: stress, infeções, disfunções psicológicas, elementos que poderão colocar em causa a segurança do profissional de saúde e consequentemente a do doente.

O Serviço de Qualidade e Segurança do Doente associa-se a esta iniciativa, pretendendo alertar localmente para o tema, divulgando o Dia Mundial da Segurança do Doente, através de vários suportes comunicacionais internos e externos, direcionados para os seus profissionais e utentes.

Hoje reforçamos o nosso compromisso com a Segurança de todos, profissionais e doentes.

Consulte Cartaz aqui