Estruturas de Ensino e Investigação

O HFF prepara-se para acolher 101 novos médicos internos no ano de 2018, colegas que nos escolheram para iniciar uma nova etapa formativa, fato que nos enche de orgulho e confere uma enorme responsabilidade, que queremos assumir da melhor forma possível. Assim, a Direcção do Internato Médico publica o plano previsto de atividades formativas para o 1º semestre de 2018, podendo ser acrescentada informação (programas, conteúdos) sempre que necessário, pelo que se recomenda a consulta regular deste calendário aos internos de Ano Comum e em Formação Específica.

Salienta-se o carácter obrigatório de algumas formações, a saber: Receção aos Novos Internos, Formação DGTI (Direção e Gestão de Tecnologias de Informação – formação em Soarian, o aplicativo clínico do HFF), Formação para Novos Colaboradores (da responsabilidade do Departamento de Formação) e o “Kit de Sobrevivência para Internos” (ciclo de módulos formativos orientados para dotar os internos recém-chegados de um conjunto de conhecimentos práticos essenciais ao trabalho diário no HFF).

Sejam Bem-Vindos a esta grande família, esperamos que se realizem como profissionais neste Hospital!

Consulte Calendário do IM 1º SEMESTRE 2018

Iniciativas

• Receção aos Novos Internos (2.01 às 9.00). Anfiteatro do HFF. Convidado de Honra Dr. Francisco George. Apresentação da Comissão de Internos, Divulgação de cursos, Fotografia de Grupo, Escolha das rotações dos IAC´s e distribuição pelos dias de formação Soarian.

• Formação DGTI Novos Internos (3 a 5 .01.). Local: sala de formação no núcleo dos gabinetes médicos. Formação obrigatória em Soarian, o aplicativo clínico do HFF, bem como outras aplicações satélites.

• Formação Obrigatória para Novos Colaboradores (10.01). Local: Anfiteatro do HFF 9.30 às 12.30. Curso transversal a todos os novos colaboradores do HFF, de carácter obrigatório e da responsabilidade do departamento de Formação.

• Curso de Urgência : Vários módulos (programa será disponibilizado em breve) sobre temas relacionados com a actividade clínica em Serviço de Urgência. Curso facultativo, preço de inscrição 20 euros para Internos do HFF e 50 euros para médicos de fora.

• Curso de Gastro (26.01): curso da responsabilidade do serviço de gastroenterologia, vocacionado para a hepatologia.

• “Kit de Sobrevivência” (5,7,8,12 e 13 março): curso obrigatório para IAC´s e IFE do 1º ano, decorrendo entre as 14:00 e 18:00 no anfiteatro do HFF, organizado pelo Internato Médico e com temas que permitem um enquadramento na realidade prática do dia-a-dia do internos no HFF.

• “Open Day” (7 e 8 maio) 1 dia dedicado às especialidades médicas e 1 dia às especialidades cirúrgicas. Foram que pretende mostrar a realidade de cad um dos serviços /especialidades do HFF pretendendo ajudar na escolha da especialidade que os IAC irão fazer.

• Dia do Interno (28 jun.) dia lúdico de convívio fora do Hospital, que pretende fomentar as relações pessoais que são facilitadoras no trabalho do dia-a-dia.  Todos os internos têm dispensa nesse dia.

Legislação Geral

Geral:

Despacho 13779 – A 2014 (SNS e Palop)
Decreto de Lei nº 86 – 2015 de 21 de maio

Investigação:

Decreto-Lei n.º 208/2015 Investigação Clinica
Resolução Conselho de Ministros n.º 18 de 2015 – Aprova o Programa Integrado de Promoção de Excelência em Investigação Médica

Interno Doutorando:

Portaria nº 172/2008
Portaria nº 477/2010

Ano Comum:

Declaração de retificação nº 20/2013
Portaria nº 1498/2004
Portaria nº 53/2013

A DIM do HFF sugere e recomenda a todos os internos que entendam ou expressem vontade de adquirir competências para uma boa prática em Investigação que acedam a este link.

Este Programa, em e-learning, realizado em parceria entre UNAVE e Faculdade de Ciências Médicas, qualifica quem o realizar com aproveitamento, como Co-Investigador, conferindo uma boa base de partida a todos aqueles que fazem do Sentido Crítico, da Interrogação Constante e da Exigência Cientifica um modo de Comportamento.

Consulte aqui o cartaz do ciclo de formação.
Consulte aqui o programa do ciclo de formação.

Módulo I – Controlo de Viés e Confundimento

Consulte aqui o Módulo I.

II Curso de Abordagem Prática do Doente Urgente

Consulte aqui o programa.

Curso de Terapêutica Antibiótica

Consulte aqui o programa.

Receção ao Interno 2017

Consulte aqui o folheto.

Open Day 2017

Consulte aqui o folheto.

Consulte aqui o relatório referente a 2016.

Unidade de Investigação

O Hospital Fernando Fonseca desde a sua abertura em 1995, tem tido como principal missão a assistência médica da população que abrange.

Por se tratar de um grupo populacional de grande dimensão, têm sido criadas as condições necessárias para atividade científica na área clínica, quer através de casos clínicos pouco frequentes, quer séries em que se avaliam determinados aspectos médicos considerados particulares, quer ainda na participação em ensaios clínicos, terapêuticos e multicêntricos.

Daqui tem resultado um fluxo contínuo de apresentações e publicações em todas as áreas nomeadamente médica, cirúrgica e pediátrica.

Da mesma forma esta atividade tem sido premiada quer em fóruns nacionais quer em internacionais.