Gabinete de Auditoria e Codificação Clínica

Missão

A missão do GACC do Hospital Professor Dr. Fernando Fonseca, EPE (HFF) é garantir a codificação clínica dos episódios de Internamento e Ambulatórios Médico e Cirúrgicos passíveis de faturação, assegurando o respetivo agrupamento em GDH e a realização de auditorias internas, no cumprimento das regras da CID-9-MC, guidelines e Circulares Normativas emitidas pela ACSS.

Descritivo do Serviço

O Gabinete de Auditoria e Codificação Clínica do Hospital Professor Dr. Fernando Fonseca, E.P.E (GACC) procede à recolha sistemática e exaustiva da informação clínica registada em cada episódio de Internamento e de Ambulatório Médico ou Cirúrgico, classificando-a de acordo com regras aplicáveis internacionalmente aceites, e submetendo-a a tratamento informático, na Aplicação WebGDH, para atribuição do Grupo de Diagnósticos Homogéneos (GDH) do referido episódio. Esta classificação é efetuada por Médicos com formação específica de Codificação Clínica, ministrada pela Administração Central do Sistema de Saúde, IP (ACSS) de acordo com a Classificação Internacional de Doenças – 9ª edição – Modificação Clínica (CID-9-MC).

Os GDH são um sistema de classificação de doentes, de acordo com as suas semelhanças clínicas e de consumo expectável de recursos. Permite que aos doentes que pertencem ao mesmo Grupo lhes sejam despendidos recursos semelhantes no seu tratamento.

Em Portugal, o conceito de GDH foi adoptado em 1984, numa colaboração do Ministério da Saúde com a Universidade de Yale, tendo início em 1989 a implementação nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), então somente com o objetivo de classificação dos episódios de internamento.

Desde 2003 os GDH são peças fundamentais para o financiamento do Internamento, bem como do Ambulatório Médico e Cirúrgico nos Hospitais do SNS.

Organização e Estrutura
O Gabinete de Auditoria e Codificação Clínica depende do Conselho de Administração e é composto por uma vertente administrativa e por uma vertente clínica. A primeira é assegurada pela equipa de funcionários administrativos e é responsável pelo registo informático dos episódios clínicos, e a segunda vertente é assegurada por uma equipa de médicos codificadores responsáveis pela codificação centralizada, orientados pelos Auditores de Codificação Clínica com a responsabilidade de atualizar, e zelar pelas boas práticas na codificação.

A estrutura do GACC está organizada de acordo com o fluxograma que de seguida se apresenta:

Objetivos

A atividade do GACC está organizada tendo em conta a dimensão do HFF e a complexidade das suas actividades, de acordo com a estrutura funcional apresentada, de forma a cumprir os seguintes objetivos:

Garantir a totalidade da codificação de diagnósticos, procedimentos e demais informação, de acordo com o conteúdo do episódio clínico;
Assegurar o registo correto e célere na aplicação informática instalada;
Garantir o agrupamento da informação em GDH de acordo com o agrupador em vigor;
Garantir o tratamento dos dados de forma a possibilitar, em tempo útil, a faturação dos episódios realizados;
Possibilitar a utilização de informação para fins estatísticos e de investigação, quando devidamente autorizada e sempre com respeito pelas normas de proteção de dados pessoais;
Enviar para a ACSS com periodicidade mensal uma cópia com os episódios agrupados, referentes a esse período, após processo de auditoria interna.

A Equipa

Gabinete de Auditoria e Codificação Clínica

Localização:

O GACC situa-se no Piso 1 do edifício central do HFF, perto da Gestão de Tecnologias de Informação (GTI).

Horário de Funcionamento:

2ª, 4ª, 5ª e 6ª, das 08 às 17h – 3ª das 08 às 18h (não encerra à hora do almoço).

Contactos:

Telefone: +351 21 434 8454
Ext: 2745 e 8553
Fax: +351 21 434 5566
E-mail: gdh@hff.min-saude.pt

Endereço:

Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, E.P.E
IC 19 – Venteira
2720-276 Amadora