Planeamento e Controlo de Gestão

A Direção de Planeamento e Controlo de Gestão é um órgão de apoio técnico ao Conselho de Administração na definição do planeamento estratégico e operacional do Hospital e no controlo da sua execução.

Em coordenação estreita com as restantes Direcções, em particular a Direção de Produção e Direção Financeira, compete à Direção de Planeamento e Controlo de Gestão:

• A elaboração do Plano de Negócios do Hospital (a três anos) e do Plano de Actividades (a um ano). Nestes documentos encontra-se espelhada a estratégia do Hospital a médio-longo prazo, que após aprovação pelo Conselho de Administração são apresentados ao accionista para aprovação.
  • A preparação de todo o processo de negociação com a entidade contratualizadora do Ministério da Saúde, na definição dos valores de atividade expectáveis para o ano subsequente quanto a utentes SNS, e respectiva remuneração global.
  • Participar ativamente no processo de contratualização interna da atividade com os diversos serviços clínicos.

Adicionalmente, compete à DPCG garantir:

• A monitorização e acompanhamento dos valores de atividade contratualizados externa e internamente
  • A disponibilidade de instrumentos de gestão que permitam medir o grau de cumprimentos dos indicadores de performance instituídos ao Hospital e aos serviços clínicos
  • Reportar atempadamente aos diversos interlocutores externos as obrigatoriedades de informação que uma empresa desta natureza tem que cumprir – não só órgãos do Ministério da Saúde como também do Ministério das Finanças.