INEM entrega 22 Viaturas de Emergência no HFF

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) entregou ontem no Hospital Fernando Fonseca 22 Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) a Unidades Hospitalares. Recorde-se que em Novembro de 2016 o INEM procedeu à substituição de 20 VMER em todo o país, comprometendo-se a renovar as restantes 24 viaturas, processo que agora ficará praticamente concluído.

O Despacho n.º 3350/2017 de 20 de abril de 2017 veio definir um novo modelo de aquisição e gestão da frota VMER para responder à necessidade de aquisição e substituição célere destes veículos, assegurando assim maior qualidade nos serviços prestados aos utentes, maior segurança dos profissionais e dos utilizadores da via pública, e uma melhor gestão do parque VMER do INEM.

De acordo com este novo modelo, passam a ser as Unidades de Saúde a efectuar directamente a aquisição das viaturas. Cabe ao INEM subsidiar a compra e coordenar toda a actividade de gestão e operação conjunta da VMER, e aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde assegurar a tramitação dos procedimentos de aquisição, centralizando o processo em nome dos hospitais. A propriedade das VMER passa a ser dos hospitais, que devem assegurar a sua manutenção, incluindo a contratação de seguros e estado de operacionalidade permanente.

A rede de VMER do INEM encontra-se actualmente estabilizada e implementada em todo o território continental, com 44 viaturas em funcionamento, 14 no norte do país, dez no centro, e 20 no sul, 17 das quais na região de Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo e três na região do Algarve.

As VMER são veículos de intervenção pré-hospitalar destinados ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente. O seu principal objectivo consiste na estabilização pré-hospitalar e no acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência, assumindo um papel preponderante no apoio às populações. As VMER atuam na dependência directa dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM e têm base hospitalar.

Lista de Unidades Hospitalares que recebem uma nova Viatura Médica de Emergência e Reanimação:

UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DO ALTO MINHO:    VMER de Viana do Castelo

HOSPITAL NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA, GUIMARÃES:   VMER de Guimarães

CENTRO HOSPITALAR TÂMEGA E SOUSA:  VMER de Penafiel

CENTRO HOSPITALAR DE ENTRE DOURO E VOUGA:   VMER de Santa Maria da Feira

CENTRO HOSPITALAR MÉDIO AVE:  VMER de Famalicão

HOSPITAL DE BRAGA:  VMER de Braga

HOSPITAL DE SANTA MARIA MAIOR, BARCELOS:  VMER de Barcelos

CENTRO HOSPITALAR E UNIVERSITÁRIO DE COIMBRA:  VMER dos Covões

CENTRO HOSPITALAR BAIXO VOUGA: VMER de Aveiro

UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DE CASTELO BRANCO – HOSPITAL AMATO LUSITANO:           VMER de Castelo Branco

HOSPITAL DISTRITAL DA FIGUEIRA DA FOZ: VMER da Figueira da Foz

CENTRO HOSPITALAR MÉDIO TEJO: VMER de Abrantes

CENTRO HOSPITALAR BARREIRO-MONTIJO: VMER do Barreiro

HOSPITAL PROFESSOR DOUTOR FERNANDO FONSECA: VMER Amadora – Sintra

UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DO BAIXO ALENTEJO:  VMER de Beja

HOSPITAL BEATRIZ ÂNGELO: VMER de Loures

HOSPITAL DISTRITAL DE SANTARÉM: VMER de Santarém

UNIDADE LOCAL DO NORTE ALENTEJANO: VMER de Portalegre

UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DO LITORAL ALENTEJANO: VMER de Santiago do Cacém

HOSPITAL DO ESPÍRITO SANTO – ÉVORA:  VMER de Évora

CENTRO HOSPITALAR DO ALGARVE (2 viaturas): VMER de Albufeira/VMER de Portimão

 

O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.

A prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema, são as principais tarefas do INEM. Através do Número Europeu de Emergência – 112, este Instituto dispõe de múltiplos meios  para responder a situações de emergência médica.