Comemoração do Dia Mundial da Higienização das Mãos no HFF

De mão em mão se transmite a infeção…

A higienização das mãos salva vidas!

A  higiene das mãos  é uma das  medidas mais importantes permitindo reduzir as infeções associadas aos cuidados de saúde.

No dia 9 de maio de 2017, comemora-se o Dia Mundial da Higiene das Mãos no Hospital Fernando Fonseca. Esta iniciativa é promovida pelo Grupo de Coordenação local - programa prevenção em controlo de infecção e resistência anti microbiana (GCL-PPCIRA) e pretende alertar para a importância da higienização das mãos e promover principalmente, todas as Precauções Básicas de Controlo de Infeção.

Em 24h de hospitalização podemos pensar nas “mãos” que tratam um único doente:

as do médico, as do enfermeiro, as do assistente operacional, as das assistentes de alimentação, as dos técnicos de diagnóstico e terapêutica, as dos familiares/visitas. Neste misto de cuidados podemos refletir acerca da importância da higienização das mãos nos cuidados de saúde e também no seu potencial de infeção.

No dia 9 será relembrada a importância desta medida com ações formativas no anfiteatro, o GCL-PPCIRA irá apresentar  dados  do nosso hospital relativos á higiene das mãos. Porque o controle de infeção é um trabalho de equipa e todos juntos podemos fazer mais e melhor, na certeza que cuidados seguros é o nosso objetivo!

Programa: