Consulta de Estomaterapia lança, alerta e promove prevenção

14-05-2017


A Consulta de Enfermagem de Estomaterapia do HFF foi convidada a estar presente na Festa de Encerramento da iniciativa "Dar Voz à Esperança" 2017, que decorre domingo, 14 de Maio, no Parque Urbano Felício Loureiro, Queluz. O convite partiu de um doente portador de uma ostomia, senhor Pedro Maciel, acompanhado pela nossa consulta.

O " Dar Voz à Esperança" está a decorrer desde o dia 22 de Abril e traduz-se por uma peregrinação de bicicleta a partir de Barcelona com pessoas portadoras de ostomia Respiratória . A maratona de bicicleta (14 dias a pedalar) termina dia 13 em Fátima e a comitiva vai ser recebida pelo Santo Padre, Papa Francisco

Dia 14 de Maio tem lugar a festa de encerramento que vai contar com várias associações e consultas relacionadas com Cancro ou que dão apoio a Pessoas portadoras de Ostomia, - caso da nossa consulta de Estomaterapia.

O objetivo da participação da nossa consulta é alertar a população para os problema relacionados com as ostomias e as formas de os evitar e ultrapassar. O HFF irá estar presente com uma banca com folhetos informativos acerca de diversos tipos de cancro e mecanismos de os prevenir. A nossa consulta, da responsabilidade da Enfermeira Honório, vai também passar um filme com testemunhos. O objetivo é sensibilizar para o despiste precoce do cancro e também desmistificar o conceito de ostomia.

 O evento pode ser consultado aqui