Ostomias: Uma realidade que não pode causar vergonha

A Enfermeira Manuela Honório, simbolicamente ostomizada de forma a contribuir para levantar o estigma sobre a doença

Em Portugal calcula-se que existam cerca de 16.000 ostomias. A ostomia de eliminação intestinal é a mais frequente,  sendo que em Portugal se estime que existam cerca de 12.000 deste tipo de ostomia. Só  na área de influência do HFF existem  800 a 900 Pessoas com  uma ostomia de eliminação . No Hospital Fernando Fonseca, todos os anos e até 2016 foram registadas 100 a 120 novas ostomias intestinais, prevendo-se que esse numero vá aumentar, uma vez que o Núcleo da Cirurgia Colo-rectal   do Serviço  de Cirurgia Geral do HFF é Centro de referência Colo-rectal a Nível nacional.

No Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca a consulta de Enfermagem de Estomaterapia, acompanha todas as ostomias em conjunto. Estão activos na consulta cerca de 500 pessoas portadoras de uma ostomia.  No ano de 2016 demos quase 1000 consultas (949 consultas registadas). De referir que estão excluídos os doentes que foram reconstruidos, os que faleceram e os que não vão à consulta há mais de um ano – estes últimos com alta administrativa.

Durante todo o dia de hoje a responsável pela Consulta de Estomaterapia do HFF procurou sensibilizar o público em geral para a realidade das Ostomias, afastando o estigma sobre os portadores da doença.

Visualize Notícia TV Amadora