Especialidades

Anatomia Patológica

Localização: Torre Sintra, Piso 2

Caracterização do Serviço

A Anatomia Patológica é uma especialidade médica que se foca principalmente no diagnóstico das doenças pela observação morfológica, macroscópica e microscópica, de órgãos, tecidos e células, integrando-a com a informação clínica colhida junto do doente e com exames complementares de diagnóstico.

As principais áreas de actividade do serviço são:

  • Histopatologia
  • Citopatologia (Ginecológica, Não Ginecológica e Punções Aspirativas)
  • Histoquímica e Imunohistoquímica
  • Microscopia Eletrónica
  • Fetopatologia
  • Tanatologia

FOLHETOS INFORMATIVOS

Diretor(a) do Serviço

Marco Ferreira

Técnico(a) Coordenador(a) Interino

Mário Lagaillarde

Contactos do Serviço

Secretariado:

Tel: 21 434 8275
Email: sec.anatomiapatologi@hff.min-saude.pt

Diretor(a) do Serviço

Cristina Carmona

Contactos do Serviço

Secretariado:

Tel: 21 4348265
Email: ana.r.lourenco@hff.min-saude.pt

Folhetos Informativos

Diretor(a) do Serviço

Carlos Morais

Enfermeiro(a) Chefe

Alda Lino

Técnico(a) Coordenador(a)

Nuno Morujo

Contactos do Serviço

Secretariado:

Tel: 21 434 8313
Email: sec.cardiologia@hff.min-saude.pt

Diretor(a) do Serviço

Paulo Fernando Lopes Alves

Enfermeiro(a) Chefe

Fátima Honrado Ferreira

Contactos do Serviço

Secretariado:

Tel: 21 434 8411
Email: sec.cirurgia@hff.min-saude.pt

Diretor(a) do Serviço

Paulo Fernando Lopes Alves

Enfermeiro(a) Chefe

Sandra Figueiredo

Contactos do Serviço

Secretariado:

Tel: 21 434 8310
Email: sec.cirurgia@hff.min-saude.pt

Diretor(a) Interino (a) do Serviço

David  Horta

Enfermeiro(a) Chefe

Lídia Jerónimo

Contactos do Serviço

Secretariado:

Tel: 21 434 8247
Email: sec.espmed@hff.min-saude.pt

Diretor(a) do Serviço

Silva Pereira

Enfermeiro(a) Chefe

Antonieta Mendes Silva

Contactos do Serviço

Secretariado:

Tel: 21 434 8573

Diretor(a) do Serviço  Interino do Serviço de Imagiologia

Rui Fernandes

Diretor(a) do Serviço do Serviço de Neurorradiologia

Rui Manaças

Enfermeiro(a) Chefe

Alda Lino

Técnico(a) Coordenador(a)

Elsa Marisa Tomás Esteves

Localização:

Torre Sintra – piso 2

 

Missão do Serviço

Prestar cuidados de saúde no âmbito do Diagnóstico e Terapêutica pela imagem, no total respeito pelos doentes e em colaboração com o restante corpo clínico do HFF.

Formar profissionais com elevada diferenciação Técnica e Humana e incentivar a Actividade Científica do Serviço.

Zelar pelos interesses da Instituição, utilizando com rigor os Recursos Humanos e tecnologias disponíveis.

 

Consulte Organograma

 

Exames Realizados no Serviço de Imagiologia

  • Radiologia Convencional (torácica, osteo-articular, urogenital e digestiva)
  • Ecografia (geral, partes moles, mamária, endocavitária, ecodoppler)
  • Mamografia e Intervenção Mamária
  • Tomografia Computorizada
  • Ressonância Magnética
  • Angiografia
  • Radiologia e Neurorradiologia de Intervenção Vascular e não Vascular;
  • Densitometria Óssea

 

Grupos Profissionais no Serviço de Imagiologia

O Serviço de Imagiologia é constituído por cerca de 105 profissionais, entre eles:

  • Médicos Radiologistas (serviço Central)
  • Médicos Neurorradiologistas (serviço Central)
  • Técnicos de Radiologia (serviço central + urgência geral)
  • Enfermeiros (serviço Central)
  • Assistentes Operacionais (serviço central + urgência geral)
  • Administrativos (serviço Central)

 

Imagiologia Serviço Urgência Geral

– Funciona 24h sobre 24h

O SUG dispõe de 3 salas, localizadas no Serviço de Urgência Geral na zona central do Hospital, Piso 2 e onde são realizados todos os exames de Radiologia Convencional pedidos pela Urgência Geral, Pediátrica e Obstétrica.

O Serviço de Urgência Geral é constituído por 23 Técnicos de Radiologia e 5 Assistentes Operacionais.

Existe um Técnico Sub-coordenador responsável pela dinâmica da equipa, pela elaboração das escalas e trocas de turnos, reportando este à Técª Coordenadora da Imagiologia.

 

Imagiologia Serviço de Urgência Básica (SUB)

O Serviço de Imagiologia funciona entre as 10h e as 22h.

O Serviço de Urgência Básica (SUB) de Sintra funciona nas instalações da antiga fábrica Messa, em Algueirão Mem-Martins.

O SUB dispõe de 2 médicos, 2 enfermeiros e 1 Técnico de Radiologia e destina-se ao atendimento de situações urgentes numa lógica de proximidade para com as populações.

 

 NORMAS E PROCEDIMENTOS

 Sistema de Gestão da Qualidade

O Serviço de Imagiologia está certificado quanto ao cumprimento da Norma ISO 9001:2015.

O SGQ do Serviço de Imagiologia está formalizado num conjunto de documentos divididos: Política, Procedimentos, Impressos, Documentos de Apoio, Documentos Informativos e Instruções de trabalho.

Todos os documentos são controlados e apresentam codificação, data de aprovação e validade e ainda a assinatura digital de todos os colaboradores envolvidos na sua elaboração e aprovação (naqueles em que se aplica).

 Dosimetria e Protecção contra as Radiações

É obrigatório o uso de dosímetro individual, em todos os Serviços do HFF onde se utilizem radiações ionizantes;

Um dosímetro é um equipamento que permite determinar as doses de radiação a que os profissionais tenham sido submetidos, no desempenho das suas funções;

O dosímetro é individual, e deve ser usado durante todo o dia de trabalho e sempre visível.

Após a recepção e o processamento dos dosímetros, é enviada uma informação dosimétrica com as doses registadas, e mensalmente é disponibilizado um resumo individualizado das doses, acessível: https://www.dosimetria.com/pt-pt/

São adoptados os limites de dose constantes na DIRECTIVA 96/29/EURATOM DO CONSELHO de 13 de Maio de 1996.

A Comissão de Exposição a Radiações Ionizantes é o órgão que, no HFF, avalia todas as actividades naquele âmbito.

 

Contactos do Serviço

Para marcação de exames:

Recepção: 214348281

sec.imagiologia@hff.min-saude.pt

Para obter informação sobre exames realizados no Serviço.

visionamento@hff.min-saude.pt

Diretor(a) do Serviço

Patrícia Pacheco

Enfermeiro(a) Chefe

Helena Cardoso

Contactos do Serviço

Secretariado:

Tel: 21 434 8323
Email: sec.medicina1-b@hff.min-saude.pt

Medicina Física e de Reabilitação

Localização: Piso 1 – Zona Central
Horário de funcionamento: Dias úteis, entre as 8h e as 17h

Caracterização do Serviço

O Serviço de Medicina Física e de Reabilitação é um serviço clínico que, como o seu próprio nome indica, presta cuidados de reabilitação a doentes internados e em regime de ambulatório.
É seu principal objetivo “reabilitar”, ou seja, “voltar a habilitar” os doentes referenciados com patologias do foro dos sistemas neuromuscular, cardiopulmonar ou músculo-esquelético. Para atingir este objetivo o serviço está organizado em equipas de reabilitação multidisciplinares constituídas por fisiatras, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, neuropsicólogos e técnicos assistentes, contando com a participação e envolvimento do doente e da família.

O Serviço de Medicina Física e de Reabilitação é constituído por cerca de 60 profissionais, e para além dos profissionais da área clínica acima referidos, inclui também profissionais da área administrativa e assistentes operacionais.

Área de Atividade

As principais áreas de atividade das equipas de reabilitação do serviço são:

  • Reabilitação Cardiorespiratória
  • Reabilitação Musculoesquelética
  • Reabilitação Neurológica
  • Reabilitação Pediátrica
  • Reabilitação no Cancro da Mama
  • Reabilitação da Mão
  • Reabilitação em Pessoas com Amputação
  • Reabilitação do Pavimento Pélvico
  • Técnicas minimamente invasivas de reabilitação
  • Avaliação Neuropsicológica e Reabilitação Cognitiva

O Serviço participa ainda em outras atividades em parceria com outros serviços do HFF, como as consultas multidisciplinares de dor (Unidade Dor) e de desenvolvimento (Dep. Pediatria), o projeto Cordão Umbilical – preparação para a parentalidade, ou a UMAD (Unidade Móvel de Apoio Domiciliário). Nas suas instalações decorrem ainda as atividades incluídas no “Clube Wellness” (dirigido a funcionários).

O espaço físico do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação é constituído por vários setores, e inclui ginásios de fisioterapia e de terapia ocupacional, espaços para tratamentos de eletroterapia, piscina, e outros espaços para a observação e tratamento de doentes.
Alguma da atividade do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação é realizada no PA7, nomeadamente, consultas de fisiatria, e intervenção de neuropsicologia e de terapia da fala.

O programa de reabilitação do utente não se restringe apenas aos tratamentos realizados no Serviço de Medicina Física e de Reabilitação; a participação do próprio utente e dos seus familiares/cuidadores é fundamental no processo de reabilitação. Assim, o Serviço de Medicina Física e de Reabilitação disponibiliza folhetos informativos de forma a promover a componente educativa.

Diretor(a) do Serviço

Leonor Prates

Técnico(a) Coordenador(a)

Sérgio Caneira

Contactos do Serviço

Secretariado:

Tel: 21 434 8483/84
Email: sec.mfr@hff.min-saude.pt

Medicina Interna I

Localização: Torre Amadora- Piso 6

Caracterização do Serviço

O Serviço de Medicina I é um dos serviços que acompanha o Hospital desde a sua abertura em 1995 e, ao longo dos anos, tem-se dedicado à prestação de cuidados de Saúde, ao ensino, à formação pré e pós-graduada e à investigação clínica.

O Serviço de Medicina I tem por missão prestar com qualidade, eficácia e garantia de satisfação, os necessários e adequados cuidados de saúde e promover o ensino, a formação e a investigação.

Diretor(a) Interino do Serviço

João Sequeira

Enfermeiro(a) Chefe Interino

Fernanda Bessa

Contactos do Serviço

Secretariado:

Tel: 21 434 8322
Email: sec.medicina1-a@hff.min-saude.pt

Diretor(a) do Serviço

Fernando Aldomiro

Enfermeiro(a) Chefe Interino

Catarina Escobar

Contactos do Serviço

Secretariado:

Tel: 21 434 8327
Email: sec.medicina2-a@hff.min-saude.pt

Diretor(a)

Maria Teresa Branco

Enfermeiro(a) Chefe

Fátima Honrado Ferreira

Contactos do Serviço

Secretariado:

Tel: 21 434 5532
Email: sec.2medicina3@hff.min-saude.pt

Diretor(a) do Serviço

José Alves

Enfermeiro(a) Chefe

Fátima Fidalgo

Contatos do Serviço

Secretariado:

Tel: 21 434 5531
Email: sec.medicina4@hff.min-saude.pt

Nefrologia

Diretor(a) do Serviço

Fernando Domingos

Enfermeiro(a) Chefe

Lídia Jerónimo

Localização: Torre Amadora- Piso 1 (núcleo central) e Torre Sintra Piso 6

Caracterização do Serviço

O Serviço de Nefrologia dedica-se ao tratamento médico das doenças renais e das perturbações do organismo ligadas às funções desempenhadas pelos rins. A Urologia dedica-se também ao sistema urinário mas é uma especialidade cirúrgica, enquanto a Nefrologia se especializa nas doenças não suscetíveis de serem operadas e nas consequências do mau funcionamento dos rins.

A nossa atividade foi iniciada de forma muito limitada em 1996, foi crescendo com as necessidades, e o Serviço de Nefrologia estabeleceu-se de maneira formal no Hospital em 2005, dispondo atualmente de recursos humanos e materiais para o exercício de uma Nefrologia completa e seguindo os melhores padrões de qualidade.

Atualmente o Serviço de Nefrologia presta cuidados especializados em:

  • Consulta Externa(ambulatória) Doenças renais –glomerulonefrites e outras, doenças gerais com compromisso renal; Hipertensão arterial grave ou resistente; estudo de causas de litíase renal(cálculos); Infeções Urinárias; seguimento e tratamento de doentes com insuficiência renal crónica (diabetes, hipertensão doenças genéticas etc); seguimento doentes após alta;
  • Internamento doença renal aguda ou crónica com gravidade, necessitando ou não de diálise;
  • Hemodiálise ambulatório- para doentes com insuficiência renal crónica que estão nos seus domicílios e que vem fazer tratamento;
  • Diálise Peritoneal- ensino da técnica e início da mesma para sua execução autónoma pelos doentes com insuficiência renal; vigilância e controle;
  • Hemodiálise doentes internados quer na Nefrologia quer em todos os restantes Serviços do Hospital;
  • Apoio Cuidados Intensivos com Técnicas Contínuas Substituição Função Renal;
  • Apoio doentes do Hospital no manejo de complicações da disfunção renal;
  • Plasmaferese (separação componentes do sangue) e Intoxicações agudas;
  • Acessos vasculares para Diálise (cateteres e programa multisdiciplinar de fístulas arterio-venosas e enxertos).

Diretor/a

Rosalina Barroso

Enfermeiro/a Chefe

Sónia Semião

Contactos do Serviço

Secretariado:
21 434 8356
sec.ucinp@hff.min-saude.pt

Diretor(a) do Serviço

Amélia Nogueira Pinto

Enfermeiro(a) Chefe

Gabriela Albuquerque

Contactos do Serviço

Secretariado:

Tel: 21 434 8269
Email: sec.neurologia@hff.min-saude.pt

Diretor(a) do Serviço

Dra. Ana Paula Duarte Ferreira

Enfermeiro(a) Chefe

Antonieta Mendes Silva

Contactos do Serviço

Secretariado:

Tel: 21 434 8573
Email: sec.obstetricia-c@hff.min-saude.pt

 

Linha de Apoio à Grávida:

Tel: 966 485 177

Horário de atendimento: 8h às 16h

Diretor(a) do Serviço

Isabel Prieto

Enfermeiro(a) Chefe

Maria Luísa Aguiar Câmara

Contactos do Serviço

Secretariado:

Tel: 21 434 8309
Email: sec.oftalmologia@hff.min-saude.pt

Diretor(a) do Serviço

Filipe Freire

Enfermeiro(a) Chefe

Maria Luísa Aguiar Câmara

Contactos do Serviço

Secretariado:

Tel: 21 434 8309
Email: sec.orl@hff.min-saude.pt

Ortopedia

Localização: Torre Sintra- Piso 4

O Serviço de Ortopedia iniciou a sua actividade em Abril de 1996. Tem como missão “ Prestar cuidados de saúde hospitalares do forro ortopédico, no respeito pela dignidade dos doentes utilizando de forma eficiente os recursos disponíveis, formando profissionais de elevada qualidade e desenvolver investigação em saúde.”

A unidade integrada de ortopedia infantil, da responsabilidade do Dr. Pedro Beckert, funciona em estreita ligação com o serviço de pediatria desde 1999. Tem uma equipa de profissionais compostas por seis ortopedistas vinte enfermeiros e dez Assistentes operacionais.

A Unidade funcional dispõe de 32 camas das quais seis camas são de cuidados intermédios. Os doentes internados são admitidos do serviço de urgência geral, transferência de outras instituições e de outros serviços do hospital.

Estando interligados com outras valências como a Bloco operatório, Consultas Externas e Serviço de Urgência.

Diretor(a) do Serviço

Pedro Beckert

Enfermeiro(a) Chefe

Elizabete Isidoro Silvestre

Contactos do Serviço

Secretariado:

Tel: 21 434 8414
Email: sec.ortopedia-b@hff.min-saude.pt

Tel: 21 434 8316
Email: sec.ortopedia-b@hff.min-saude.pt

O Serviço de Ortopedia iniciou a sua actividade em Abril de 1996. Tem como missão “ “Prestar cuidados de saúde hospitalares do forro ortopédico, no respeito pela dignidade dos doentes utilizando de forma eficiente os recursos disponíveis, formando profissionais de elevada qualidade e desenvolver investigação em saúde.”

Tem uma equipa de profissionais compostas por Cinco ortopedistas vinte enfermeiros e dez assistentes Operacionais.

Unidade funcional dispõe de 32 camas das quais seis camas são de cuidados intermédios.

Os doentes internados são admitidos do serviço de urgência geral, transferência de outras instituições e de outros serviços do hospital. Estando interligados com outras valências como a Bloco operatório, consultas externas e serviço de urgência.

Diretor(a) do Serviço

Luísa Sancho

Técnico(a) Coordenador(a)

Carla Manaia

Contactos do Serviço

Tel. receção: 21 434 8200

Email: sec.patologiaclinica@hff.min-saude.pt

Consulte os folhetos informativos do Serviço de Patologia Clínica em: Folhetos informativos ao/à utente |Departamento de MCDT |Serviço de Patologia Clínica

Observações: A marcação de Análises de utentes provenientes da Consulta Externa depende da sua disponibilidade e da indicação do Médico Assistente. Exceptuam-se algumas análises, cuja boa execução técnica exige que sejam efectuadas no mesmo dia da colheita, pelo que são obrigatoriamente marcadas em dias específicos.

 

Breve História

O Serviço de Patologia Clínica iniciou a sua actividade em Junho de 1995. Em 1997 autonomizou a sua gestão, passando esta a ser da responsabilidade de uma Sociedade independente constituída entre a Sociedade Gestora do HFF e profissionais do Serviço.

Com a passagem a EPE no início de 2009 o Serviço regressou aos moldes de gestão pública mantendo no entanto muitas das características funcionais anteriores.

Em 2014 mudou a Direcção de Serviço; desde então foi possível concretizar as obras de beneficiação da área de colheitas e triagem, com evidente benefício funcional e de imagem, e fizeram-se reestruturações de várias áreas funcionais, com destaque para a instalação, na área de Imunoquímica, de uma maior automação do funcionamento, com uma gestão mais eficiente dos recursos humanos afectos.

 

Missão

O Serviço de Patologia Clínica realiza exames laboratoriais no domínio da Patologia Humana, com o propósito de garantir o diagnóstico laboratorial, com qualidade e celeridade, valorizando tanto os aspectos técnicos como os aspectos clínicos na interpretação dos resultados obtidos.

O Serviço realiza ainda Consultas de Hipocoagulação. Estas consultas são asseguradas por Médicos Patologistas Clínicos, em regime de rotatividade diária. As análises necessárias à realização das consultas são efectuadas por metodologia “Point of care”, por Técnicos de Análises Clínicas com formação na metodologia utilizada

 Objetivos

O Serviço de Patologia Clínica tem como objectivo integrar e valorizar o contexto clínico-laboratorial de cada utente que procura os seus serviços, visando, através de uma correcta interpretação dos resultados obtidos, contribuir para o diagnóstico, prognóstico, tratamento, monitorização ou prevenção de doenças humanas ou qualquer modificação do estado de equilíbrio fisiológico dos seus utentes, numa relação de proximidade com os clínicos do HFF.

O Serviço propõe-se, como objectivo final, assegurar a qualidade e fiabilidade dos serviços que presta no âmbito da Patologia Humana, de acordo com as boas práticas laboratoriais e a Política da Qualidade e Missão do Serviço com vista a satisfazer ou mesmo exceder as expectativas dos seus clientes.

 Política da Qualidade:

O Serviço de Patologia Clínica rege-se por princípios de ética profissional e de Boas Práticas Laboratoriais, nos quais se baseia a elaboração da sua Política da Qualidade.

A Política da Qualidade do Serviço de Patologia focaliza-se em 6 pilares fundamentais do Serviço:

  1. Satisfação dos Clientes:
  • Através da antecipação das suas necessidades e expectativas, com vista a satisfazê-las ou mesmo excedê-las,
  • Oferecendo serviços devidamente seleccionados, de alto valor acrescentado e em consonância com orientações de gestão avançadas e com os avanços tecnológicos no âmbito da actividade desenvolvida,
  • Respeitando o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis,
  • Através do planeamento e controlo da actividade desenvolvida.
  1. Satisfação dos Colaboradores:
  • Promovendo práticas que garantam a segurança de todos os profissionais envolvidos na prossecução dos objectivos do serviço,
  • Através do investimento no seu desenvolvimento pessoal e profissional, criando condições para a formação contínua de todos os colaboradores, tanto no ensino diário com base em casos clínicos e dificuldades da rotina, como incentivando a participação em cursos, simpósios, reuniões científicas ou outros encontros científicos.
  • Propiciando carreiras aliciantes e compensadoras.
  1. Satisfação da Administração:
  • Através da credibilidade, qualidade e desenvolvimento do serviço,
  • Incentivando a melhor aplicação possível dos recursos disponíveis na Organização,
  • Mantendo uma equipa de profissionais competentes e formados, que estejam motivados e em consonância com a filosofia e objectivos primordiais do Serviço;
  • Participando em estudos epidemiológicos e clínicos que lhe sejam solicitados, para benefício da comunidade e da ciência, quer no plano Nacional quer Internacional, e que são prestigiantes para o Serviço e para o HFF.
  1. Parceria eficaz com os Fornecedores:
  • Através de uma colaboração activa, dinâmica e franca, de modo a que sejam assegurados os interesses de ambas as partes.
  1. Controlo da Qualidade dos serviços prestados:
  • Promovendo a Melhoria contínua através da participação em programas de Avaliação Externa de Qualidade e no desenvolvimento do Controlo de Qualidade Interno, implementados de forma a garantir aos utentes eficácia, segurança, credibilidade e qualidade nos serviços prestados.
  1. Melhoria e Gestão da Qualidade:
  • Mantendo o Sistema de Gestão de Qualidade participado e responsabilizado por todos os colaboradores,
  • Disponibilizando um ambiente de trabalho propício à criatividade, inovação, desenvolvimento e melhoria contínua dos serviços prestados.

 

Compromisso

Continuaremos agora e no futuro a desenvolver tecnologicamente o Serviço, mantendo uma estreita colaboração com os outros serviços do ponto de vista clínico, científico e assistencial, prosseguindo uma política de Melhoria da Qualidade e humanização da assistência, através dos cuidados prestados aos nossos utentes.

 

Características do Serviço

Sectores

Química

Hematologia

Imunologia

Microbiologia

Biologia Molecular

 

Actividade

Imagem 1: Actividade do Serviço de Patologia Clínica 2004 a 2017

Entre 1997 e 2008, o número de exames realizados cresceu cerca de 350%: em 1997 realizavam-se cerca de 930.000 exames, em 2008 realizaram-se cerca de 3.300.000.

Actualmente, prestamos serviço a cerca de 350.000 utentes/ano, realizando cerca de 3.650.000 análises/ano.

Desenvolvimento

O desenvolvimento do Serviço tem-se pautado pelo apoio assistencial à consulta externa, urgência, hospital de dia, UCIP’s e doentes internados. O crescimento do número e diversidade das análises no Serviço de Patologia Clínica do Hospital Fernando Fonseca foi paralelo ao desenvolvimento do Hospital: crescimento na actividade/produção e no número de parâmetros realizados, essencialmente devido à diversificação de valências e especialidades que se disponibilizam no Hospital, não previstas na actividade inicialmente contratualizada, o que tornou necessário aumentar e renovar a dotação de equipamento existente, de modo a fazer face à necessidade de maior rapidez na resposta, à diversidade dos pedidos, bem como ao maior volume destes.

Como tal, renovamos e adquirimos novos equipamentos, nomeadamente autoanalizadores.

Este esforço, integralmente assumido pelo orçamento do Serviço, permitiu que a dotação inicial que há 10 anos era apenas de cerca de 8 autoanalizadores, tivesse sido aumentada para mais de 30 aparelhos automatizados, totalmente integrados num sistema informático de registo e distribuição dos dados, ligado ao sistema de informação do Hospital.

Esta renovação culminou com a aplicação de soluções de robótica, que integram vários destes autoanalizadores da área da bioquímica, imunoensaios e hematologia, criando um “core-lab” no qual se consolidou cerca 80% do trabalho efectuado na rotina e 95% do trabalho executado na urgência.

Nesta solução, como nas soluções de gestão e noutras áreas, fomos pioneiros: este “core-lab” foi o primeiro no panorama nacional e o 4º a nível europeu, o que permitiu uma melhor eficiência do trabalho dos profissionais, para se dedicarem aos casos clínicos mais complicados ou ao desenvolvimento de tecnologias diagnósticas complexas, e para executarem novas tecnologias.

Em função do desenvolvimento e investimento realizados foi ultrapassado em muito a dotação em número e tipo de análises que se espera de um Serviço de Patologia Clínica de um Hospital considerado de nível 2 (Distrital) e também do que se espera de um Hospital Central.

Sistema de Gestão da Qualidade

O HFF está acreditado pelo “International Accreditation Program for healthcare organizations” do “Caspe Healthcare Knowledge System” (CHKS) desde o ano 2000 e desde 2004, o Serviço de Patologia Clínica tem a certificação ISO 9001 pelo CHKS.

O CHKS realiza anualmente uma auditoria de acompanhamento e trianualmente uma auditoria de reacreditação; em todos os ciclos de renovação, a acreditação e a certificação ISO 9001 têm sido mantidas pelo serviço.

O SGQ implementado no Serviço aplica-se a todas as actividades aí desenvolvidas, nomeadamente exames laboratoriais e consultas de hipocoagulação.

Actividade Cientifica e Formativa

  • Formamos Especialistas em Patologia Clínica.
  • Damos formação a Internos de Imunohemoterapia e Infecciologia.
  • Participamos no ensino Teórico e Prático de alunos do Curso de técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública da Escola Egas Moniz.
  • Participamos em Júris de Exame da Especialidade.
  • Participamos em Reuniões Cientificas do Hospital Fernando Fonseca bem como Reuniões Cientificas Nacionais e Internacionais.
  • Apresentamos comunicações (orais e sob a forma de poster) em congressos Nacionais e Internacionais da Patologia Clínica e em colaboração com outros Serviços do Hospital e outras Organizações Extra Hospitalares, em todas as áreas da nossa Especialidade.
  • Publicamos artigos em revistas Nacionais e Internacionais.
  • Participamos em Estudos Multicêntricos (fase II e fase III) em colaboração com outros serviços do Hospital Fernando Fonseca.

Quadro do Serviço

Director de Serviço:

  • Dra. Luísa Sancho

Assistentes Graduados:

  • Dra. Nazaré Boavida
  • Dra. Lucinda Silva
  • Dra. Alexandra Lima Santos

Assistentes Hospitalares:

  • Dr. António Santos Ferreira
  • Dra. Alexandra Gil
  • Dra. Sandra Schafer
  • Dra. Elzara Alieva

Técnicos Superiores de Saúde:

  • Dra. Clara Portugal
  • Dra. Filipa Salazar
  • Dra. Isabel Monge
  • Dra. Rita Franco
  • Dra. Teresa Sardinha

Técnica Coordenadora:

  • Técnica Isaura Freire

Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica: 36

Assistentes administrativas: 7

Auxiliares de Acção Médica: 12

Diretor(a) do Serviço

Helena Loureiro

Enfermeiro(a) Chefe

Helena Ribeiro da Silva

Contactos do Serviço

Secretariado:

Tel: 21 434 8271
Email: sec.pediatria@hff.min-saude.pt / sec2.pediatria@hff.min-saude.pt

Diretor(a) do Serviço

Fernando Rodrigues

Enfermeiro(a) Chefe Interino (a)

Patrícia Fernandes

Contactos do Serviço

Secretariado:

Tel: 21 434 8317
Email: sec.medicina2-b@hff.min-saude.pt

Diretor(a) do Serviço

Teresa Maia

Enfermeiro(a) Chefe

Lurdes Toscano

Técnico(a) Coordenador(a)

Ana Lima

Contactos do Serviço

Secretariado:

Tel: 21 434 8270
Email: sec.psiquiatria@hff.min-saude.pt

Diretor(a) do Serviço

Sofia Braga

Enfermeiro(a) Chefe

Helena Cardoso

Contactos do Serviço

Secretariado:

Tel: 21 434 8424

Email: sec.hdoncologia@hff.min-saude.pt

Diretor(a) do Serviço

Diana de Sousa Mendes

Técnico(a) Coordenador(a) Interina

Maria Regina Correia Gaspar Ferreira

Contactos do Serviço
Secretariado

Horário de Atendimento: 8h às 16h

Telefones: 21 434 8279/21 434 8220

Email: imu@hff.min-saude.pt

Localização: Piso 2

A Dádiva de Sangue
A dádiva benévola de sangue é um gesto que salva vidas!

Estamos de braços abertos, prontos para o receber, nos dias úteis entre as 8:30h e as 15:00h. Às terças-feiras, até às 17:00h.

Aqui tem o nosso folheto sobre a dádiva de sangue. Pode ajudar-nos na sua divulgação, disponibilizando-o aos seus amigos. Nós agradecemos-lhe.

Leia com atenção o consentimento informado para a dádiva. Pode imprimi-lo e trazê-lo preenchido no dia em que vier ter connosco.

Consulte aqui informação do Instituto Português do Sangue.

Cá o esperamos. Até breve. Muito obrigada!!!

 

    Contamos com todos Vós!

 

Apresentação e Missão do Serviço

O Serviço de Sangue e Medicina Transfusional (SSMT) tem como objectivo a prestação de cuidados de saúde, no âmbito dos processos do serviço, cumprindo critérios de excelência, com competência e consciência social e comunitária; centrando a sua atenção nas pessoas, agindo com segurança, proactivamente, para a satisfação das suas necessidades de saúde, bem como excedendo as suas expectativas em relação ao serviço prestado.

Missão do SSMT

Proporcionar cuidados de saúde no âmbito da Imuno-hemoterapia, satisfazendo as necessidades e expectativas das pessoas, acrescentando valor, melhorando continuamente os processos e sendo parceiro de decisão clínica dos outros Serviços do HFF, no melhor atendimento aos utentes do HFF:

    • Prestação de cuidados de saúde humanizados e diferenciados
    • Articulação com os restantes serviços do Hospital e com os Cuidados de Saúde Primários
    • Utilização dos recursos humanos e materiais, de forma adequada e responsável, promovendo ganhos em saúde para utentes e comunidade em geral

 

Valores do SSMT
    • Foco nos ganhos para o doente
    • Espírito de colaboração com os pares / Trabalho em parceria / Diálogo interpares
    • Segurança transfusional
    • Gestão eficiente e racional dos recursos públicos
    • Formação contínua e competência dos profissionais
    • Equipa coesa e com objectivos comuns
Carteira de Serviços

1. Dádiva de sangue

      • Promoção da dádiva de sangue
      • Consulta médica de triagem *
      • Colheita de sangue total *

* actividades efectuadas fisicamente no SSMT, mas sob procedimentos definidos pelo IPST – Instituto Português de Sangue e Transplantação.

 

2. Medicina Transfusional

Garantimos o suporte transfusional no HFF 24h/d, 7 dias/semana.

São realizado os testes pré -transfusionais e outras análises necessárias no estudo de imuno-hematológico dos doentes.

 

3. Assistência Clínica a doentes

3.1 Resposta a pedidos de referenciação interna e consultoria relativa a doentes internados.

3.2 Consultas de:

      • Anemia
      • Hemocromatose
      • Poliglobulia
      • PBM e optimização peri-operatória
      • Coagulação
      • Reversão da hipocoagulação

          3.3 Sessões de Hospital de Dia de Imuno-hemoterapia no HDMEM

      • Flebotomia terapêutica
      • Transfusão de componentes sanguíneos
      • Administração de ferro EV e outras terapêuticas

 

Veja a descrição da missão, valores e carteira de actividades do Serviço de Sangue e Medicina Transfusional aqui

 

ORGANOGRAMA

Diretor(a) do Serviço

Fernando Alberto Braz Ferrito

Enfermeiro(a) Chefe

Alvellos Leitão

Contactos do Serviço

Secretariado:

Tel: 21 434 8319
Email: sec.urologia@hff.min-saude.pt