Transparência do HFF facilita cuidado dos doentes

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO HFF NO TOP DA REGIÃO LVT E 2º A NIVEL NACIONAL

Com a possibilidade ao nível do SNS de cada instituição poder aceder aos dados dos doentes, estejam eles onde estiverem, tornou-se mais fácil saber a tempo e horas a patologia que afecta cada um. Ora, em função disso, o Hospital Fernando Fonseca (HFF ) é aquele que, a nível do Serviço Nacional de Saúde, é mais acedido pelos clínicos dos ACES e de outros hospitais do SNS.

A justificação para este resultado, não sendo sequer o maior hospital da região, prende-se com a qualidade do trabalho de desenvolvimento e de interoperabilidade que permitiu aos profissionais de saúde em qualquer ponto do SNS, acesso e navegação intuitiva através da própria interface da PDS, sem necessidade de explorar o sistema informático da instituição, a par de um leque muito completo de informação clinica relevante sobre o doente, em contexto do episódio aberto no hospital de origem (da pesquisa ao processo clinico do HFF).

Em termos nacionais, o HFF apenas foi ultrapassado pelo CH S. João no mês de Março último, com 54.271 acessos do exterior, aos dados clínicos do Centro. Por seu turno, o HFF ocupa um extraordinário 2º lugar por entre as instituições do SNS, alcançado no passado mês de Janeiro, com um total de 47.390 visitas de médicos de enfermeiros de outras instituições, ao repositório clinico electrónico, por via da PDS.

 

 

FONTE: SNS – Portal da Transparência