Iniciativas


Em 2010, o HFF recebeu a sua primeira certificação como Hospital «Amigo dos Bebés», sendo recertificado em 2016.

A Iniciativa Hospital «Amigos dos Bebés» (IHAB) tem por objetivo a promoção, proteção e apoio ao Aleitamento Materno através da mobilização dos Serviços Obstétricos e Pediátricos de Hospitais, mediante a adoção de «Dez medidas para ser considerado Hospital Amigo dos Bebés».

Papel dos colaboradores:

  • Promover boas práticas de saúde;
  • Divulgar a IHAB;
  • Encaminhar para ajudar (Serviço Obstetrícia, extensão 8406/8407).

O HFF disponibiliza:

  • Informação aos colaboradores sobre a certificação da IHAB;
  • O cantinho da amamentação, no Serviço de Consultas Externas;
  • Consulta de Enfermagem de Amamentação, no Serviço de Consultas Externas;
  • Aulas de preparação para o nascimento;
  • Aulas de recuperação pós-parto e massagem infantil.


No sentido da humanização dos cuidados e de uma prática que se quer de excelência, é fundamental que os profissionais de saúde em geral, e os enfermeiros em particular, reconheçam a influência física, psicológica, social e emocional que os cuidados familiares exercem no processo de recuperação do utente, e os «adotem» como membros da equipa multidisciplinar.

Deste modo, a Direção de Enfermagem, apostada numa prática de excelência dos seus profissionais e sensível a esta temática, estimulou o desenvolvimento e implementação do Projeto «Cuidar em Parceria – Cuidador Informal».

O Cuidar em Parceria, tem como objetivo contribuir para a Humanização dos Cuidados de Saúde e Promover a Integração do Cuidador Informal na Equipe de Saúde. As áreas de intervenção situam-se ao nível das necessidades de formação/informação e suporte dos cuidadores informais de forma a ajudá-los a desempenhar as ações de cuidar de pessoas dependentes e, ao mesmo tempo a minimizar a sua angústia e receio. Assim, o enfoque da informação a transmitir ao cuidador centrar-se-á principalmente na satisfação das várias actividades de vida diárias, nomeadamente:

  • Higiene e conforto;
  • Mobilidade;
  • Orientação na medicação;
  • Adaptação do domicilio e uso de ajudas técnicas quando necessário.

Este projeto teve o seu início faseado em 2009 e tem sido apontado pelos utentes e seus cuidadores como uma mais-valia e hoje o projeto Cuidar em Parceria já se estende por todo os Serviços de Medicina e Cirurgia. Ao todo já foram «Cuidados em Parceria» cerca de 1800 utentes e pretende-se que até ao final deste ano possa ser estendido a muitos mais utentes e seus cuidadores.


O Hospital de Dia do Serviço de Psiquiatria do HFF tem inserido no seu leque de atividades terapêuticas um restaurante de nome Fou pour la cuisine. Este projeto existe desde 2010 e foi «batizado» com um nome em francês, o idioma por excelência da culinária, aliando a experiência da cozinha, com os seus executantes, pessoas com doença mental.

Todas as 3ªs quintas-feiras de cada mês, o restaurante abre ao público para dar a conhecer as iguarias preparadas pelos utentes do Hospital de Dia.

O projeto inclui também encomendas de doces e salgados, alguns igualmente disponíveis no bar que o Serviço organiza às 4ªs feiras, entre as 9.30h e as 12.30h, para os colaboradores do Hospital. Do portefólio de encomendas do bar fazem parte bolos de chocolate, de cenoura e bolacha, enquanto no restaurante existem pratos como peito de frango recheado com alheira, lombo de porco recheado ou bifinhos de peru enrolados com ananás e queijo da ilha.


A Revista Clínica do nosso Hospital publica, semestralmente, desde Abril de 2013, trabalhos no âmbito da atividade hospitalar do HFF, ou com ela relacionados, tais como artigos originais, de revisão e de opinião, casos clínicos, história da medicina, imagens em medicina, cartas ao editor, programas de cooperação e divulgação de eventos científicos, entre outros temas.

Iniciou a sua publicação em suporte papel. No entanto, é actualmente possível a consulta e submissão de artigos através da Plataforma: http://revistaclinica.hff.min-saude.pt. Todos os artigos científicos estarão em acesso aberto, ficando imediatamente disponíveis a toda a comunidade científica.

Consulte a edição da Revista Clínica do HFF V.4, N. 1/2 – Junho-Dezembro 2016


Iniciada em 2014 e respondendo a uma necessidade sentida pelo Conselho de Administração, a newsletter SomosHFF «pretende ser um veículo de comunicação acessível a todos. Além de manter os colaboradores informados, visa também o crescimento da auto-estima e do reconhecimento de pertencer a uma Instituição cujas acções são positivamente reconhecidas na sociedade».

No esforço de envolver as diferentes categorias profissionais, a SomosHFF contou, em 2014, com trabalhos de mais de 100 pessoas, entre elas, colaboradores do Hospital e de outras entidades externas da área envolvente.

Elaborado por uma equipa editorial multidisciplinar, o objetivo estabelecido é fazer da newsletter SomosHFF, um espaço de partilha de todos e para todos os colaboradores.

Clique aqui para ler as newsletters


O Projecto i+, iniciado em Setembro de 2011, no Serviço de Imagiologia do HFF, é um programa vocacionado para sustentabilidade, a educação ambiental e a optimização de recursos.

Seguindo a política da Melhoria Contínua da Qualidade, tem como meta principal consciencializar todos os colaboradores para a necessidade de uma maior responsabilidade ambiental, através de uma melhor gestão dos recursos e consumos, visando as áreas energética, hídrica e da produção de resíduos. Implementou-se um conjunto de medidas corretivas e realizaram-se-se ações de sensibilização, num processo desenvolvido step-by-step, com a premissa de se reduzir o desperdício, sem constituir custos adicionais.

A ação de destaque foi a introdução de um sistema de lembretes, em localização próxima aos equipamentos em que se pretendia intervir, que apelam à consciencialização ambiental e à utilização responsável dos recursos disponíveis. Também contribuíram para os resultados, a redução do volume de descargas em todos os autoclismos do Serviço, a adaptação dos pontos de luz utilizados, a gestão de horários de encerramento dos computadores e outros equipamentos que não estavam em utilização e a implementação de um sistema de reciclagem, separação e reutilização do papel desperdiçado.

As alterações promovidas e os resultados obtidos têm sido comunicados como incentivo à participação e envolvimento de todos os colaboradores, internamente, na intranet do HFF e em Newsletter no Serviço. Destaca-se ainda a participação em iniciativas de âmbito nacional – Green Project Awards.

Esta intervenção tem vindo a constituir uma redução significativa de consumos, representando uma poupança anual estimada num valor superior a 60 000 euros.


A Campanha «Partilhar para Ajudar», surge em 2011 e visa promover o bem estar dos seus utentes, no exercício pleno de responsabilidade social.

A iniciativa consiste na recolha junto dos nossos colaboradores de roupas, sapatos, berços, carrinhos, fraldas e outros bens relacionados com bebés e crianças que são doados aos utentes mais carenciados do Serviço de Obstetrícia e da Unidade de Cuidados Intensivos Especiais e Neonatais.

O Hospital através do Gabinete de Comunicação e Imagem criou esta campanha com o objetivos de desenvolver nos colaboradores o espírito de solidariedade e criar nos utentes um sentimento de apoio por parte do Hospital.