Em tempos de COVID 19 as rotinas foram interrompidas, exigindo um maior confinamento em casa, surgindo assim, a oportunidade para a promoção e adopção de hábitos alimentares saudáveis no meio familiar. Recomenda-se assim, a prática de uma alimentação sã, de acordo com as orientações presentes na Roda dos Alimentos.
Além da promoção de refeições saudáveis, há ainda que optimizar a higienização no seu manuseamento e confeção. De acordo com a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos e a Organização Mundial da Saúde não existem até ao momento, indícios de qualquer tipo de contágio através do consumo de alimentos cozinhados ou crus. A atual evidência científica não indica nenhum alimento específico ou suplemento alimentar que possa prevenir ou ajudar no tratamento da COVID-19, as boas práticas de higiene continuam a ser a melhor forma de prevenir a doença. Nesta óptica a Direção Geral de Saúde reforça e aconselha as seguintes orientações:
A Direção Geral de Saúde publicou ainda, neste âmbito, através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, um manual que evidencia os cuidados alimentares e atividades para crianças em tempos de COVID-19.
Manual:
Opte por uma alimentação completa, variada e equilibrada, nunca esquecendo a importância do consumo da água e reforce a higienização dos alimentos!