Especialidades

Serviço de Anatomia Patológica

Localização: Torre Sintra, Piso 2

Horário de funcionamento: Todos os dias úteis, das 8h00 às 17h00. As punções aspirativas de doentes em ambulatório realizam-se às 6as feiras, entre as 9h00 e as 12h00, mediante marcação prévia.

Caracterização do Serviço: A Anatomia Patológica é uma especialidade médica que se foca principalmente no diagnóstico das doenças e na avaliação de fatores de prognóstico e preditivos de resposta às terapêuticas, através da observação morfológica de órgãos, tecidos e células. A sua atividade consiste na avaliação diagnóstica de biopsias (amostras de tecido de pequena dimensão), peças cirúrgicas (amostras de órgãos colhidas durante procedimentos cirúrgicos), citologias (amostras de células soltas obtidas por punção aspirativa ou métodos esfoliativos), bem como na realização de exames intraoperatórios e autópsias clínicas. No HFF, o serviço dispõe ainda de uma valência muito específica da especialidade, que é a avaliação através de microscopia eletrónica, a qual permite fazer diagnósticos baseados em ultra-estrutura celular.

 

As principais áreas de atividade do Serviço com os respetivos tempos de resposta expectáveis constam do quadro abaixo:

Exame

Tempo de resposta (dias)

Histopatologia – biópsias 8
Histopatologia – biópsias urgentes 5
Histopatologia – peças cirúrgicas 15
Citopatologia – ginecológica 12
Citopatologia – não ginecológica/CAAF 8
Autópsias 90
Microscopia eletrónica 60

 

Contactos do Serviço:

Tel: 21 434 8275
Email: sec.anatomiapatologi@ulsasi.min-saude.pt

Localização: piso2

Contactos do Serviço:

Secretariado:

Tel: 21 4348265
Email: sec.anestesia@ulsasi.min-saude.pt

Localização: Torre Amadora- Piso 4

Contactos do Serviço:

Secretariado

Tel: 21 434 8313
Email: sec.cardiologia@ulsasi.min-saude.pt

Contactos do Serviço

Secretariado:

Tel: 21 434 8411
Email: sec.cirurgia@ulsasi.min-saude.pt

Serviço de Cirurgia Geral  – C

Localização: Torre Sintra, Piso 3

Caracterização do Serviço

O Serviço de Cirurgia Geral- ala C, tem como principal valência o Centro de referência Cirurgia Colo retal, integra o projeto ERAS , o Stop infeção 2.0 e o ” Cuidar é transformar Vidas“.

O ERAS (Enhanced Recovery After Surgery – recuperação otimizada pós-operatória) é um programa de preparação para a cirurgia. O objetivo é realizar uma abordagem que irá permitir o/a utente estar no seu melhor antes da cirurgia  e recuperar mais rápido e o melhor após a cirurgia.

Stop infeção 2.0 – Projeto nacional que visa o cumprimento e a monitorização  da bundle da prevenção da infeção do local cirúrgico, tendo por objetivo a diminuição da taxa de infeção do local cirúrgico através da prática de cuidados de saúde baseados na evidência.

Cuidar é transformar vidas – projeto na área da melhoria dos cuidados de enfermagem que visa promover a capacitação da pessoa com ostomia de eliminação e a promoção de uma transição de cuidados eficaz.

Horário das visitas:

Enfermaria -12h -19h30 ( 1 visita de cada vez)

Intermédios – 16h – 19h30 ( 1 visita de cada vez)

Contactos do Serviço:

Tel: 21 434 8310

Email:sec.cirurgia@ulsasi.min-saude.pt

Localização: Piso 1

Contactos do Serviço:

Secretariado

Tel: 21 434 8247
Email: sec.espmed@ulsasi.min-saude.pt

Serviço de Ginecologia

Localização: Torre Amadora, Piso 3

Caracterização do Serviço:

O Serviço de Ginecologia encontra-se subdividido nas seguintes Unidades: Unidade de Colposcopia, Histeroscopia e LASER (UCL), Unidade de Oncologia, Unidade de Senologia e ⁠Planeamento Familiar.

  • A Unidade Integrada de Colposcopia, Histeroscopia e LASER (UCL) é coordenada pela Drª Vanessa Santos, contando com vários elementos do Serviço para a sua realização. Dispõe de 2 gabinetes providos do equipamento necessário à realização de colposcopias, tratamentos LASER, eletrocirurgia, criocoagulação e histeroscopia office. Os principais motivos de referenciação à UCL estão relacionados com alterações na citologia cervical, infeção pelo vírus do papiloma humano de alto risco e presença de lesões da vulva, vagina e colo do útero. A histeroscopia é um exame fundamental no diagnóstico e tratamento da patologia endometrial. Está indicado em utentes com miomas submucosos, pólipos endometriais ou mulheres com hemorragia vaginal pós-menopausa ou espessamento endometrial pós-menopausa.
  •  A Unidade Integrada de Ginecologia Oncológica é coordenada pela Dra. Teresa Diniz Costa.  Na consulta de Ginecologia Oncológica são avaliadas mulheres com suspeita ou diagnóstico confirmado de neoplasia maligna do colo do útero, do endométrio ou do ovário.  Os casos de neoplasia da vagina e vulva são referenciados ao Instituto Português de Oncologia de Lisboa. Tendo em conta a complexidade da doente oncológica, semanalmente ocorre uma reunião multidisciplinar para decisão terapêutica. Após o tratamento, as doentes oncológicas requerem vigilância durante um longo período, sendo este seguimento assegurado pela equipa de Ginecologia oncológica.
  • Na Unidade de Senologia são seguidas doentes com patologia benigna ou maligna da mama. A abordagem das doentes com patologia maligna é discutida em reunião multidisciplinar. Caso haja indicação, a doente é submetida a intervenção cirúrgica, sendo utilizadas técnicas de forma a proporcionar bons resultados estéticos. Em algumas situações, o procedimento é realizado em parceria com a equipa de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva.
  • A Consulta de Planeamento Familiar disponibiliza diversos métodos contracetivos às utentes. Há ainda a possibilidade de as utentes optarem por contraceção definitiva. As utentes realizam consulta de enfermagem prévia à consulta médica.

Horário das visitas:

Enfermaria -12h -19h30 ( 1 visita de cada vez)

Intermédios – 16h – 19h30 ( 1 visita de cada vez)

Contactos do Serviço:

Secretariado

Tel: 21 434 8573

Email: sec.ginecologia@ulsasi.min-saude.pt

Localização: Torre Sintra – piso 2 (Serviço Central)

Missão dos Serviços

Prestar cuidados de saúde no âmbito do Diagnóstico e Terapêutica pela imagem, no total respeito pelos doentes e em colaboração com o restante corpo clínico do HFF.

Formar profissionais com elevada diferenciação Técnica e Humana e incentivar a Atividade Científica do Serviço.

Zelar pelos interesses da Instituição, utilizando com rigor os Recursos Humanos e tecnologias disponíveis.

Carteira de Serviços do Serviço Imagiologia Hospital Prof. Fernando Fonseca

Radiologia Diagnóstica

  • Radiologia Geral; Urgência; Pediátrica; Digestiva e Urinária
  • Ressonância Magnética (RM)
  • Tomografia Computorizada (TC)
  • Densitometria Óssea
  • Mamografia
  • Ecografia (Geral; Mamária; Articular; Endocavitária e Eco Doppler)

Competência de Radiologia de Intervenção

  • Radiologia de Intervenção não Vascular
  • Radiologia de Intervenção Vascular

 

Carteira de Serviços do Serviço Neurorradiologia Hospital Prof. Fernando Fonseca

Neurorradiologia Diagnóstica

  • Urgência/Emergência (Via Verde AVC)
  • Ressonância Magnética
  • Técnicas Avançadas em RM
  • Tomografia Computorizada

Competência de Radiologia de Intervenção

  • Intervenção não Vascular (Coluna e Dacriocistografia)
  • Intervenção Vascular

 

Grupos Profissionais no Serviço de Imagiologia

O Serviço de Imagiologia é constituído pelas seguintes categorias profissionais:

  • Médicos Especialistas
  • Médicos Internos de Especialidade
  • Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica
  • Enfermeiros
  • Técnicos Auxiliares de Saúde

 

Horários de Funcionamento:

  • Serviço Central – das 08.00 às 22.00 horas (de segunda a sexta)
  • Serviço Central – das 08.00 às 20.00 horas (sábado e domingo) – apenas em dias com atividade programada
  • Serviço de Urgência – 24 horas por dia (de segunda a domingo)

 

 NORMAS E PROCEDIMENTOS

Sistema de Gestão da Qualidade

O SGQ do Serviço de Imagiologia está formalizado num conjunto de documentos divididos: Política, Procedimentos, Impressos, Documentos de Apoio, Documentos Informativos e Instruções de trabalho.

Todos os documentos são controlados e apresentam codificação, data de aprovação e validade e ainda a assinatura digital de todos os colaboradores envolvidos na sua elaboração e aprovação (naqueles em que se aplica).

Dosimetria e Proteção contra as Radiações

É obrigatório o uso de dosímetro individual, em todos os Serviços do HFF onde se utilizem radiações ionizantes;

Um dosímetro é um equipamento que permite determinar as doses de radiação a que os profissionais tenham sido submetidos, no desempenho das suas funções;

O dosímetro é individual, e deve ser usado durante todo o dia de trabalho e sempre visível.

Após a receção e o processamento dos dosímetros, é enviada uma informação dosimétrica com as doses registadas, e mensalmente é disponibilizado um resumo individualizado das doses, acessível: https://www.dosimetria.com/pt-pt/

São adotados os limites de dose constantes na Diretiva 2013/59/Euratom de 5 de Dezembro de 2013.

A Comissão de Exposição a Radiações Ionizantes é o órgão que, no HFF, avalia todas as atividades naquele âmbito.

Contactos do Serviço

Para marcação de exames:

Receção: 214348281

sec.imagiologia@ulsasi.min-saude.pt

Para obter informação sobre exames realizados no Serviço.

visionamento@ulsasi.min-saude.pt

Localização: Torre Amadora, piso 6

Horário de visitas:

Todos os dias, das 12:00 às 14:00 e das 18:00 às 20:00

Horário para informações clínicas (presencial):

2ª a 6ª feira (exceto feriados), das 12:00 às 13:00

Contactos:

Secretariado: 214 348 323, sec.medicina1-b@ulsasi.min-saude.pt

Serviço de Medicina Física e de Reabilitação

Localização: Piso 1 – Zona Central
Horário de funcionamento: Dias úteis, entre as 8h e as 17h.

Caracterização do Serviço

O Serviço de Medicina Física e de Reabilitação (SMFR), isento de barreiras arquitetónicas, ocupa uma área de 1600 m2 no Piso 1, e presta cuidados de reabilitação a doentes internados e em regime ambulatório.

O Serviço de MFR, serviço clínico da área da Saúde da Reabilitação é multiprofissional , inter e multidisciplinar e integra médicos (especialistas em MFR (fisiatras) e internos de formação especifica de MFR), fisioterapeutas , terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, técnicos auxiliares de saúde e assistentes técnicos.

Este Serviço está  integrado no Departamento de Meios Complementares de Diagnóstico e de Terapêutica (MCDT’s) e  tem por missão a prestação de cuidados de saúde referenciados,  diferenciados e humanizados na área de intervenção da Medicina Física e de Reabilitação (MFR), numa perspetiva de diagnóstico e tratamento funcional, enquanto estrutura do segmento hospitalar integrada na rede de cuidados de saúde local.

 

Na atividade do SMFR destaca-se:

  1. Consulta Interna (apoio hospitalar) em todos os Serviços de Internamento e Unidades de Cuidados Intensivos adultos e pediátricos.
  2. Consulta Externa de Medicina Física e de Reabilitação:

– Reabilitação Geral

– Reabilitação Músculo-esquelética

– Reabilitação Neurológica

-Reabilitação Cardíaca

– Reabilitação Respiratória

-Reabilitação Pediátrica

-Reabilitação do Pavimento Pélvico

  1. Consulta de Técnicas Invasivas/ Hospital de Dia  de MFR:

– Em Patologia Musculoesquelética (realizam viscossuplementação com ácido hialurónico, infiltrações córtico-anestésicas, bloqueios, aplicação de PRP’s sob controlo ecográfico/ fluoroscópico ;  tratamentos de mesoterapia, eletroacupunctura e ondas de choque focais).

– De Toxina Botulínica

  1. Consultas Multidisciplinares (CMD): Consulta do Doente Crítico, ELA, Neurotoxina, Prematuros, Dor.
  2. Avaliações e tratamentos de Fisioterapia (FT), Terapia Ocupacional (TO) e Terapia da Fala (TF) com programas de Reabilitação Multidisciplinares :

– Reabilitação Cardiorespiratória

– Reabilitação do Doente Crítico

– Reabilitação Músculoesquelética

– Reabilitação Neurológica

– Reabilitação Pediátrica

– Reabilitação da Pessoa com Amputação

– Reabilitação no Cancro da Mama

– Reabilitação do Pavimento Pélvico

– Reabilitação da Mão.

 

O Serviço de MFR integra os Setores de Hidroterapia e de Eletroterapia que complementam programas de tratamento prescritos por médico.

Os profissionais do SMFR Integram em Grupos Transversais e Multidisciplinares da Unidade Local de Saúde e participam na Equipa de Gestão de Altas.

A atividade desenvolvida no SMFR decorre de referenciação médica (da consulta interna e externa do HFF, dos Cuidados Primários de Saúde, de outras unidades integradas no SNS)e ocorre aos dias úteis entre as 08:00 e as 17:00.

Contactos do Serviço

Secretariado:

Tel: 21 434 8483/84
Email: sec.mfr@ulsasi.min-saude.pt

Serviço de Medicina Intensiva

O Serviço de Medicina Intensiva (SMI) é um serviço dotado de instalações, profissionais e equipamentos, capazes de assegurar um tratamento eficaz aos doentes com uma ou mais funções de órgão em risco, e pretende prestar com qualidade, eficácia e garantia de satisfação, os necessários e adequados cuidados de saúde e promover o ensino e a investigação.

O Serviço de Medicina Intensiva integra as seguintes Unidades de Cuidados Intensivos:

UCI 1 – Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP) localizada no piso 2, com capacidade para 10 camas das quais 8 em espaço aberto e 2 em quartos individuais,

UCI 2 – Localizada no piso 2  dispõe de 15 camas, 14 em espaço aberto e 1  em quarto de isolamento,

UCI 3 – Unidade de Cuidados Intensivos Cirúrgicos Especiais (UCICRE) situada no piso 4 na Torre Sintra, com lotação de 6 camas, 2 em quarto de isolamento, especialmente dedicada ao doente crítico da área cirúrgica.

 

A prestação assistencial do Serviço compreende as seguintes atividades:

  • Monitorização hemodinâmica;
  • Ventilação mecânica invasiva e não invasiva;
  • Técnicas de substituição da função renal;
  • Analgesia e sedação;
  • Reabilitação Precoce;
  • Reanimação cardio-respiratória;
  • Manutenção de Doador de órgãos

 

Equipa de emergência Médica (EEMI):

Parte integrante da actividade assistencial do SMI é Equipa de Emergência Médica Intra-hospitalar, sediada no SMI e constituída por um médico e um enfermeiro. A EEMI que tem como missão não só a abordagem de doentes em paragem cardiorrespiratória (PCR), mas também a atuação precoce em situações de deterioração clínica, impedindo a sua evolução para PCR, permitindo também a abordagem e admissão mais célere dos doentes críticos no Serviço de Medicina intensiva. A EEMI garante também assistência a situações urgentes e emergentes nas áreas não clínicas dentro do HFF, delimitado pela cerca e portões do hospital.

 

Clínica do Doente Crítico (CDC):

Faz parte da missão do SMI, o folow-up do doente crítico e dos problemas específicos gerados pelo internamento em cuidados intensivos, tanto na dimensão do doente como na da família. A CDC pretende a avaliação e seguimento multidisciplinar dos doentes, no internamento e em consulta, com o objectivo de redução de morbi-mortalidade a médio e longo prazo e melhoria da qualidade de vida e satisfação.

 

Ensino e investigação:

O Serviço participa em projectos de investigação e de ensino. É responsável no ensino Pós-graduado pela Especialização em Medicina Intensiva e pelos estágios em medicina intensiva de internos de formação específica de várias especialidades e estágios profissionais de médicos bolseiros estrangeiros, com vista ao exercício profissional no país de origem.

No âmbito do ensino de Medicina Pré-graduado, o SMI colabora com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa leccionando em parceria, a cadeira de Medicina Intensiva.

O SMI colabora no ensino de Enfermagem com diferentes Escolas de Enfermagem na formação base, pós-graduada e de mestrados de Especialização.

Horários de visita:

As visitas são consideradas um elo fundamental no tratamento  e recuperação do doente. No SMI são permitidas 2 visitas por dia com o seguinte horário:

Camas com nº par:         12:30h – 13:30h   //    16:00h – 17:00h

Camas com nº impar:    14:30h – 15:30h    //    17:30h – 18:30h

 

Contactos do Serviço:

Secretariado
Telefone: 21 434 8200 – escolher: tecla 4 ( internamento) -> tecla 7 ( outros Serviços) -> tecla 8  – SMI
E-mail: sec.smi@ulsasi.min-saude.pt

Medicina Interna I

Localização: Torre Amadora- Piso 6

Caracterização do Serviço

O Serviço de Medicina I é um dos serviços que acompanha o Hospital desde a sua abertura em 1995 e, ao longo dos anos, tem-se dedicado à prestação de cuidados de Saúde, ao ensino, à formação pré e pós-graduada e à investigação clínica.

O Serviço de Medicina I tem por missão prestar com qualidade, eficácia e garantia de satisfação, os necessários e adequados cuidados de saúde e promover o ensino, a formação e a investigação.

Contactos do Serviço

Secretariado:

Tel: 21 434 8322
Email: sec.medicina1-a@ulsasi.min-saude.pt

Localização: Torre Amadora- Piso 5

Contactos do Serviço:

Secretariado

Tel: 21 434 8327
Email: sec.medicina2-a@ulsasi.min-saude.pt

Localização: Torre Sintra- Piso 6

Contactos do Serviço:

Secretariado

Tel: 21 434 5532
Email: sec.2medicina3@ulsasi.min-saude.pt

Localização: Torre Sintra- Piso 3

Contatos do Serviço:

Secretariado

Tel: 21 434 5531
Email: sec.medicina4@ulsasi.min-saude.pt

Localização: Torre Amadora- Piso 1 (núcleo central) e Torre Sintra Piso 6

Caracterização do Serviço

O Serviço de Nefrologia dedica-se ao tratamento médico das doenças renais e das perturbações do organismo ligadas às funções desempenhadas pelos rins. A Urologia dedica-se também ao sistema urinário mas é uma especialidade cirúrgica, enquanto a Nefrologia se especializa nas doenças não suscetíveis de serem operadas e nas consequências do mau funcionamento dos rins.

A nossa atividade foi iniciada de forma muito limitada em 1996, foi crescendo com as necessidades, e o Serviço de Nefrologia estabeleceu-se de maneira formal no Hospital em 2005, dispondo atualmente de recursos humanos e materiais para o exercício de uma Nefrologia completa e seguindo os melhores padrões de qualidade.

Atualmente o Serviço de Nefrologia presta cuidados especializados em:

  • Consulta Externa(ambulatória) Doenças renais –glomerulonefrites e outras, doenças gerais com compromisso renal; Hipertensão arterial grave ou resistente; estudo de causas de litíase renal(cálculos); Infeções Urinárias; seguimento e tratamento de doentes com insuficiência renal crónica (diabetes, hipertensão doenças genéticas etc); seguimento doentes após alta;
  • Internamento doença renal aguda ou crónica com gravidade, necessitando ou não de diálise;
  • Hemodiálise ambulatório- para doentes com insuficiência renal crónica que estão nos seus domicílios e que vem fazer tratamento;
  • Diálise Peritoneal- ensino da técnica e início da mesma para sua execução autónoma pelos doentes com insuficiência renal; vigilância e controle;
  • Hemodiálise doentes internados quer na Nefrologia quer em todos os restantes Serviços do Hospital;
  • Apoio Cuidados Intensivos com Técnicas Contínuas Substituição Função Renal;
  • Apoio doentes do Hospital no manejo de complicações da disfunção renal;
  • Plasmaferese (separação componentes do sangue) e Intoxicações agudas;
  • Acessos vasculares para Diálise (cateteres e programa multisdiciplinar de fístulas arterio-venosas e enxertos).

Localização: piso 2

Contactos do Serviço:

Secretariado:
21 434 8356
sec.ucinp@ulsasi.min-saude.pt

Serviço de Neurologia

Localização: piso 2

Horário das visitas – 12h00 às 20h00 com entrada até às 19h30 – 1 pessoa de cada vez

    • quaisquer alterações, necessita de autorização escrita do serviço

Contactos do Serviço:

Secretariado

Tel: 21 434 8269
Email: sec.neurologia@ulsasi.min-saude.pt

 

A Unidade de Neurofisiologia e Sono ( UNF) é um serviço de apoio à prestação de cuidados, integrado funcional e hierarquicamente no Serviço de Neurologia do hospital. Está estruturada em dois setores: o Laboratório de Neurofisiologia e o Laboratório de Sono de adultos.

Missão:

Prestar os melhores cuidados de saúde e obtenção de diagnósticos precisos através da realização de exames que auxiliam no diagnóstico, atuando na prevenção, garantindo assim tratamentos mais eficazes, humanizados e diferenciados, indo de encontro às necessidades dos utentes.

Localização: 

Piso 2  – Torre Amadora

Área da Consulta Externa de Neurologia

Horário de funcionamento dos serviços:

Laboratório de Neurofisiologia: funciona entre as 8.00h e as 16.00h em dias úteis.

Laboratório de Sono de Adultos funciona: entre as 20.00h e as 00.00h em dias úteis e entre as 20h00 e as 08H00 aos Sábados e Domingos.

 

Carteira de Serviços:

Laboratório de Neurofisiologia

Electroencefalografia:

EEG (Eletroencefalograma) de rotina
EEG de internamento
EEG com prova de sono
EEG 24H
MVEEG (Monitorização Vídeo-EEG).
MEEGc SMI (Monitorização de Eletroencefalograma continuo no SMI)

Potenciais Evocados:

PESS (Potenciais Evocados Somatossensitivos)
PEV (Potenciais Evocados Visuais)
PEA (Potenciais Evocados Auditivos)

Electromiografia

Estudos de condução nervosa

Laboratório de Sono de Adultos:

Polissonografia:
1- PSG em ambulatório (exame nível II);
2- PSG no laboratório (exame nível I).

Contactos da Unidade:

Telefone: 21 434 5561

Email: neurofisiologia@ulsasi.min-saude.pt

Localização: Torre Amadora – piso3

Contactos do Serviço:

Secretariado

Tel: 21 434 8573
Email: sec.obstetricia-c@ulsasi.min-saude.pt

 

Linha de Apoio à Grávida:

Tel: 966 485 177

Horário de atendimento: 8h às 16h

Localização: Torre Sintra- piso3

Contactos do Serviço:

Secretariado

Tel: 21 434 8309
Email: sec.oftalmologia@ulsasi.min-saude.pt

Localização: Torre Sintra- piso3

Contactos do Serviço:

Secretariado

Tel: 21 434 8309
Email: sec.orl@ulsasi.min-saude.pt

Ortopedia

Localização: Torre Sintra- Piso 4

O Serviço de Ortopedia iniciou a sua atividade em Abril de 1996. Tem como missão “ Prestar cuidados de saúde hospitalares do forro ortopédico, no respeito pela dignidade dos doentes utilizando de forma eficiente os recursos disponíveis, formando profissionais de elevada qualidade e desenvolver investigação em saúde.”

A unidade integrada de ortopedia infantil, da responsabilidade do Dr. Pedro Beckert, funciona em estreita ligação com o serviço de pediatria desde 1999. Tem uma equipa de profissionais compostas por seis ortopedistas vinte enfermeiros e dez Assistentes operacionais.

A Unidade funcional dispõe de 32 camas das quais seis camas são de cuidados intermédios. Os doentes internados são admitidos do serviço de urgência geral, transferência de outras instituições e de outros serviços do hospital.

Estando interligados com outras valências como a Bloco operatório, Consultas Externas e Serviço de Urgência.

Contactos do Serviço:

Secretariado

Tel: 21 434 8414/8316
Email: sec.ortopedia-b@ulsasi.min-saude.pt

O Serviço de Ortopedia iniciou a sua atividade em Abril de 1996. Tem como missão “ “Prestar cuidados de saúde hospitalares do forro ortopédico, no respeito pela dignidade dos doentes utilizando de forma eficiente os recursos disponíveis, formando profissionais de elevada qualidade e desenvolver investigação em saúde.”

Tem uma equipa de profissionais compostas por Cinco ortopedistas vinte enfermeiros e dez assistentes Operacionais.

Unidade funcional dispõe de 32 camas das quais seis camas são de cuidados intermédios.

Os doentes internados são admitidos do serviço de urgência geral, transferência de outras instituições e de outros serviços do hospital. Estando interligados com outras valências como a Bloco operatório, consultas externas e serviço de urgência.

Serviço de Patologia Clínica

Localização: Piso 2

 

BREVE HISTÓRIA

O Serviço de Patologia Clínica iniciou a sua atividade em Junho de 1995. Em 1997, autonomizou a sua gestão, passando esta a ser da responsabilidade de uma Sociedade independente, constituída entre a Sociedade Gestora do HFF e profissionais do Serviço.

Com a passagem a E.P.E., em 2008, o Serviço regressou aos moldes de gestão pública, mantendo, no entanto, muitas das características funcionais anteriores.

MISSÃO

O Serviço de Patologia Clínica realiza exames laboratoriais no domínio da Patologia Humana, com o propósito de garantir o diagnóstico laboratorial com qualidade e celeridade, valorizando tanto os aspetos técnicos como os aspetos clínicos na interpretação dos resultados obtidos.

O Serviço realiza, ainda, Consultas de Hipocoagulação para acompanhamento do utente anticoagulado, com o objetivo de prevenir fenómenos tromboembólicos e/ou hemorrágicos em doentes de risco.

OBJETIVOS

O Serviço de Patologia Clínica tem como objetivo integrar e valorizar o contexto clínico-laboratorial de cada utente que procura os seus serviços, visando, através de uma correta interpretação dos resultados obtidos, contribuir para o diagnóstico, prognóstico, tratamento, monitorização ou prevenção de doenças ou qualquer modificação do estado de equilíbrio fisiológico dos seus utentes, numa relação de proximidade com os clínicos do HFF.

O Serviço propõe-se, como objetivo final, assegurar a qualidade e fiabilidade dos serviços que presta no âmbito da Patologia Humana, de acordo com as boas práticas laboratoriais e a Política da Qualidade e Missão do Serviço, com vista a satisfazer ou mesmo exceder as expectativas dos seus utentes.

POLÍTICA DA QUALIDADE

O Serviço de Patologia Clínica rege-se por princípios de ética profissional e de Boas Práticas Laboratoriais, nos quais se baseia a elaboração da sua Política da Qualidade.

A Política da Qualidade do Serviço de Patologia focaliza-se em 6 pilares fundamentais do Serviço:

  1. Satisfação dos utentes:
  • Através da antecipação das suas necessidades e expectativas, com vista a satisfazê-las ou mesmo excedê-las;
  • Oferecendo serviços devidamente selecionados, de alto valor acrescentado e em consonância com orientações de gestão avançadas e com os avanços tecnológicos no âmbito da atividade desenvolvida;
  • Respeitando o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis;
  • Através do planeamento e controlo da atividade desenvolvida.

 

  1. Satisfação dos Colaboradores:
  • Promovendo práticas que garantam a segurança de todos os profissionais envolvidos na prossecução dos objetivos do serviço;
  • Através do investimento no seu desenvolvimento pessoal e profissional, criando condições para a formação contínua de todos os colaboradores, tanto no ensino diário com base em casos clínicos e dificuldades da rotina, como incentivando a participação em cursos, simpósios, reuniões científicas ou outros encontros científicos;
  • Propiciando carreiras aliciantes e compensadoras.

 

  1. Satisfação da Administração:
  • Através da credibilidade, qualidade e desenvolvimento do serviço;
  • Incentivando a melhor aplicação possível dos recursos disponíveis na Organização;
  • Mantendo uma equipa de profissionais competentes e formados, que estejam motivados e em consonância com a filosofia e objetivos primordiais do Serviço;
  • Participando em estudos epidemiológicos e clínicos que lhe sejam solicitados, para benefício da comunidade e da ciência, quer no plano Nacional, quer internacional, e que são prestigiantes para o Serviço e para o HFF.

 

  1. Parceria eficaz com os Fornecedores:
  • Através de uma colaboração ativa, dinâmica e franca, de modo que sejam assegurados os interesses de ambas as partes.

 

  1. Controlo da Qualidade dos serviços prestados:
  • Promovendo a Melhoria contínua através da participação em programas de Avaliação Externa de Qualidade e no desenvolvimento do Controlo de Qualidade Interno, implementados de forma a garantir aos/às utentes eficácia, segurança, credibilidade e qualidade nos serviços prestados.

 

  1. Melhoria e Gestão da Qualidade:
  • Mantendo o Sistema de Gestão de Qualidade participado e responsabilizado por todos/as os/as colaboradores;
  • Disponibilizando um ambiente de trabalho propício à criatividade, inovação, desenvolvimento e melhoria contínua dos serviços prestados.

 

COMPROMISSO

Continuaremos, agora e no futuro, a melhorar os cuidados prestados aos/às nossos/as utentes, através do desenvolvimento tecnológico e humano do Serviço, mantendo uma estreita colaboração com os outros serviços, do ponto de vista clínico, científico e assistencial, prosseguindo uma política de Melhoria da Qualidade e humanização da assistência.

 

CARACTERÍSTICAS DO SERVIÇO

Valências

Química Clínica

Hematologia

Imunologia

Microbiologia

Patologia Molecular, excluindo genética humana

 

Carteira de Serviços

O Serviço encontra-se organizado em vários laboratórios, de acordo com as respetivas valências e análises executadas, e disponibiliza um serviço de Consulta:

  • Hematologia I: Hemocitometria, Coagulação, Velocidade de Sedimentação e Hemoglobina Glicada.
  • Hematologia II: Estudo das hemoglobinas, das anemias, dos hemoparasitas e das síndromes hemorrágicos e trombóticos, Citometria de Fluxo, Crioglobulinas, Colorações Manuais e Citomorfologia de Medula Óssea.
  • Imunologia I: Imunologia, Endocrinologia, Virologia e Serologia.
  • Imunologia II e Biologia Molecular: Eletroforese de proteínas (séricas e urinárias), Imunofixação em gel, Imunotipagem, Focalização isoeléctrica em gel, Provas de suor, estudos de auto-imunidade, inclusive anticorpos anti-neuronais, estudo da alergia, doseamento de proteínas (séricas, urinárias e outros líquidos biológicos: LCR, sinovial, pleural), doseamento de biomarcadores de doenças neurodegenerativas, teste de diferenciação HIV1/HIV2, Carga viral HIV1/HCV/HBV, Tipagem de HPV de alto risco, Pesquisa de SARS-CoV-2, InfluenzaA, InfluenzaB e RSV, testes confirmatórios para identificação dos antigénios responsáveis pela resposta auto-imune (técnicas de Imunoblot e ELISA), testes confirmatórios HIV e HCV (Immunoblot), técnicas de nefelometria, quimioluminiscência e técnicas manuais.
  • Bioquímica e Urgência: parâmetros bioquímicos (avaliação da função renal, hepática, cardíaca, etc., em amostras de soro, plasma, urina e líquidos), urianálise, gasimetrias, estudo citológico de líquidos, painéis de PCR para detecção de agentes infeciosos causadores de meningites, encefalites e infeções respiratórias em idade pediátrica, monotorização de medicamentos e drogas de abuso, técnicas manuais para pesquisa de agentes infeciosos, Diagnóstico Imunológico da Gravidez (DIG) e porfirias, e, em horário de urgência, técnicas de PCR para rastreio de microrganismos multirresistentes e Hematologia (Hemocitometria e observação de esfregaços de sangue periférico, coagulação e Velocidade de Sedimentação).
  • Microbiologia e Micobactérias: processamento (cultura e coloração de lâminas por Gram e Ziehl-Neelsen, exame parasitológico de fezes, etc.) dos produtos (sangue, urinas, pús, amostras respiratórias, líquidos, fezes, etc.) para pesquisa de microrganismos (bactérias e micobactérias, fungos e parasitas), sua identificação e respectivo antibiograma, pesquisa de micobactérias do complexo tuberculosis e genes de resistência por técnica de PCR, técnicas de PCR para rastreio de microrganismos multirresistentes (no horário de rotina) e técnicas manuais para pesquisa de agentes infeciosos.
  • Consulta de Hipocoagulação: assegurada por Médicos Patologistas Clínicos, em regime de rotatividade diária; as determinações de INR necessárias à realização das consultas são efetuadas por metodologia “Point of care” ou determinação em sangue periférico, por Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública com formação na metodologia utilizada.

 

Tempos de Resposta e Atividade

O tempo médio de resposta para as 12 análises mais pedidas na consulta externa em 2024 está apresentado na seguinte tabela e gráficos.

 

Desenvolvimento

O desenvolvimento do Serviço tem-se pautado pelo apoio assistencial à Consulta Externa, Urgência, Hospital de Dia, UCIP’s e doentes internados. O crescimento do número e diversidade das análises no Serviço de Patologia Clínica do Hospital Fernando Fonseca foi paralelo ao desenvolvimento do Hospital: crescimento na atividade/produção e no número de parâmetros realizados, essencialmente devido à diversificação de valências e especialidades que se disponibilizam no Hospital, não previstas na atividade inicialmente contratualizada, o que tornou necessário aumentar e renovar a dotação de equipamento existente, de modo a fazer face à necessidade de maior rapidez na resposta, à diversidade dos pedidos, bem como ao maior volume destes.

Como tal, anualmente renovamos e adquirimos novos equipamentos, introduzimos novas tecnologias e aumentamos o número de análises realizadas no serviço.

Dos melhoramentos implementados ao longo dos anos, destacamos, pelo seu impacto funcional e de imagem do serviço, os seguintes:

  • Aplicação de soluções de robótica, nomeadamente nas valências de Química, Imunologia e Hematologia, inovadoras na altura da sua implementação, tendo sido o 1º a nível nacional, e que têm sido atualizadas e melhoradas de acordo com as novas tecnologias e funcionalidades que vão sendo disponibilizadas no mercado;
  • Obras de beneficiação da área de colheitas e triagem, com evidente melhoria do conforto e atendimento dos/as utentes da consulta externa;
  • Investimento em novas tecnologias, com destaque para a área da Biologia Molecular e da Microbiologia.

Em função do desenvolvimento e investimento realizados, foi ultrapassado em muito a dotação em número e tipo de análises que se espera de um Serviço de Patologia Clínica de um Hospital considerado de nível 2 (Distrital) e mesmo do que se espera de um Hospital Central.

Sistema de Gestão da Qualidade

O Serviço de Patologia Clínica está certificado pela norma ISO 9001:2015, pela entidade certificadora APCER.

O Sistema de Gestão da Qualidade implementado no Serviço aplica-se a todas as atividades aí desenvolvidas, nomeadamente exames laboratoriais e consultas de hipocoagulação.

Atividade Científica e Formativa

  • Internato Médico da Especialidade em Patologia Clínica.
  • Residência Farmacêutica da Especialidade de Análises Clínicas.
  • Formação de Internos das Especialidades de Imunohemoterapia, Infeciologia e Medicina Desportiva.
  • Estágios do Curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais.
  • Participação em Júris de Exames de Especialidade.
  • Participação em júris internos e externos de progressão nas carreiras de Médicos, Técnicos Superiores de Saúde e Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública.
  • Participação em Reuniões Científicas Nacionais e Internacionais.
  • Apresentação de comunicações (orais e sob a forma de poster) em congressos Nacionais e Internacionais.
  • Publicação de artigos em revistas Nacionais e Internacionais.
  • Participação em Estudos Multicêntricos (fase II e fase III) em colaboração com outros serviços da ULSASI.
  • Participação em Grupos de Estudos Epidemiológicos.

Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública: 44

Assistentes Técnicos: 8

Assistentes Operacionais: 13

 

Contacto: Telefone 214 348 200, em seguida marque a opção 3 seguida da opção 2

E-mail Receção: sec.patologiaclinica@ulsasi.min-saude.pt

Coloque as suas dúvidas ou necessidades (exemplo: remarcação de exames) por e-mail e nós responderemos no prazo de 48 horas (considerando dias úteis).

Horário funcionamento:

Dias úteis

Atendimento geral: 8h00 – 18h00

Colheitas: 8h00 – 15h00

Consultas de Hipocoagulação: 13h00 – 14h00 (Todos os dias úteis exceto 3as feiras)

Laboratório de Urgência: 24 horas / 7 dias por semana

Consulte folheto: Guia de Acolhimento ao Utente

Consulte folheto: Consulta Hipocoagulação

Serviço de Pediatria

Localização: piso 2

Pediatria é a especialidade médica que se dedica à assistência a crianças e adolescentes dos 0 aos 18 anos, nos seus diversos aspetos, sejam eles preventivos ou curativos.

O serviço de pediatria do HFF presta cuidados de saúde humanizados e diferenciados a crianças e adolescentes nascidas/os ou residentes na área de influência do Hospital Fernando Fonseca, integrado na ULS Amadora/Sintra.

O serviço de internamento localiza-se no piso 2 junto das consultas externas e dispõe de 32 camas dispostas em quartos e enfermarias, mais 4 camas atribuídas à Unidade de Hospitalização Domiciliária Pediátrica (UHDP). Dispõe de uma unidade de cuidados intermédios para vigilância de crianças /jovens com instabilidade clinica.

Quais os cuidados de saúde prestados e as áreas de atividade do Serviço de Pediatria?

  • Internamento;
  • Consulta Externa;
  • Urgência;
  • Hospital de Dia – onde são realizados procedimentos /tratamentos em regime de ambulatório
  • Hospitalização domiciliária pediatria – unidade de internamento no domicilio com a capacidade de 4 crianças / jovens numa área de 30 km, cumprindo critérios previamente descritos.
  • Equipa Intra hospitalar de cuidados paliativos pediátricos
  • Laboratório Sono pediátrico

O Departamento da Criança e Jovem disponibiliza as seguintes consultas:

Adolescentes, Cardiologia, Cirurgia, Desenvolvimento, Diabetes, Dietética, Endocrinologia, Gastroenterologia, Genética Médica, Hematologia Pediátrica, Hematologia Neonatal, Imunoalergologia, Imunodeficiências, Infeciologia Pediátrica, Infeciologia Neonatal, Nefrologia, Neonatologia, Neuropediatria, Obesidade, Patologia do Sono, Pediatria Social, Pediatria Geral, Pneumologia, Psicologia, Reumatologia, Pediatria – cuidados paliativos.

As consultas externas são solicitadas pelo médico assistente através dos Centros de Saúde/Unidades de Saúde Familiar por via eletrónica.

Para além da área assistencial, o Serviço desenvolve ainda atividades de formação pré e pós-graduada e de investigação.

Desenvolve vários projetos no âmbito da qualidade em saúde e literacia nomeadamente:

–“Escola de pais” – sessões de formação para capacitação dos pais/acompanhantes nos cuidados aos filhos;

– … e, agora!  A pediatria explica!

– Implementação de medidas não farmacológicos para alívio da dor

Contactos:
Telefone: 214348401
Email: sec.pediatria@ulsas.min-saude.pt

 

EIHSCP- P – equipa intra-hospitalar de suporte em cuidados paliativos pediátricos

A EIHSCP-P é a Equipa intra-hospitalar de suporte em cuidados paliativos do Departamento da Criança e do Jovem deste Hospital. Uma equipa multidisciplinar, dotada de recursos específicos que se articula e complementa com todo o Departamento da Criança e do Jovem nomeadamente a enfermaria, a Unidade de Cuidados Intensivos e Especiais Pediátricos e a Unidade de Cuidados Intensivos e Especiais Neonatais. Esta equipa tem procurado estabelecer um ponto de ligação e de estreita comunicação com a comunidade e recursos aí existentes nomeadamente os centros de Saúde e a Rede Nacional de Cuidados Continuados

A EIHSCP-P tem como missão prestar cuidados paliativos de excelência a recém-nascidos, a crianças e jovens com doença crónica complexa, e sua família, procurando responder às suas necessidades físicas, psíquicas, emocionais, sociais e espirituais. Estes cuidados visam promover a qualidade de vida de forma humanizada e respeitando os princípios éticos. Tendo em conta as diversas áreas do Departamento da Criança e Jovem, pretende acompanhar estas famílias e crianças desde o momento do diagnóstico e continuar durante todo o curso da doença. Pretende, também, abranger grávidas com fetos com patologia ameaçadora de vida ou limitante e cujo desejo seja a não interrupção voluntária de gravidez, recém-nascidos e crianças de todas as idades até à idade adulta com necessidades de CPP.

Assim, tem como objetivo geral prestar cuidados de saúde especializados, coordenados e globais, no internamento ou no domicílio, a recém-nascidos, crianças e jovens em situação de sofrimento decorrente de doença grave ou incurável, assim como às suas famílias através da promoção do seu bem-estar e da sua qualidade de vida, através da prevenção e alívio do sofrimento físico, psicológico, social e espiritual, com base na identificação precoce e no tratamento rigoroso da dor e outros sintomas.

A EIHSCP-P é atualmente constituída por:

  • 2 médicos,
  • 3 enfermeiros,
  • 1 assistente social
  • 1 psicólogo
  • 1 fisioterapeuta

atividade assistencial inclui:

  • Consultas Cuidados Paliativos Pediátricos (realizadas por todos os elementos da equipa em parceria e interdisciplinaridade);
  • Visitas Domiciliárias (realizadas no domicilio, na escola ou noutro local escolhido pela família);
  • Apoio à Enfermaria de Pediatria, UCI Neonatais e Unidade de cuidados intensivos e especiais pediátricos e urgência pediátrica (em regime de consultadoria);

Localização: Torre Amadora – Piso 5

Contactos do Serviço:

Secretariado

Tel: 21 434 8317
Email: sec.medicina2-b@ulsasi.min-saude.pt

Localização: Piso 2

Contactos do Serviço

Secretariado:

Tel: 21 434 8270
Email: sec.psiquiatria@ulsasi.min-saude.pt

Localização: Piso2

Contactos do Serviço:

Secretariado

Tel: 21 434 8424

Email: sec.hdoncologia@ulsasi.min-saude.pt

Serviço de Sangue e Medicina Transfusional

Localização: Piso 2 – Zona Central

Direção Interina: Rita Isabel Cruz Serrano Silva Raposo

 

1- A Dádiva de Sangue

A dádiva benévola de sangue é um gesto que salva vidas!

Estamos de braços abertos, prontos para o receber, nos dias úteis entre as 8h30 e as 15h00. Às terças-feiras, até às 17h00.

Consulte o nosso folheto sobre a dádiva de sangue. Pode ajudar-nos na sua divulgação, disponibilizando-o aos seus amigos. Nós agradecemos-lhe.

 

2 – Medicina Transfusional

  • Garantimos o suporte transfusional no HFF 24h/d, 7 dias/semana.
  • São realizados os testes pré -transfusionais e outras análises necessárias no estudo de imuno-hematológico dos doentes.

 

3- Assistência Clínica a doentes

  • Resposta a pedidos de consulta.

 

  • Consultas de:
      • Anemia
      • Hemocromatose
      • Poliglobulia
      • Optimização peri-operatória
      • Coagulação
      • PRP

 

  • Sessões de Hospital de Dia de Imuno-hemoterapia
      • Flebotomia terapêutica
      • Transfusão de componentes sanguíneos
      • Administração de ferro EV e outras terapêuticas

 

Contactos

Secretariado:

Telefones: 21 434 8279/21 434 8220

E-mail: imu@ulsasi.min-saude.pt

Localização: Torre Sintra-piso5

Contactos do Serviço

Secretariado:

Tel: 21 434 8319
Email: sec.urologia@ulsasi.min-saude.pt