Manuela Castro
Ângela Valença
Secretariado:
Extensão: 7121
sec.cirambulatoria@hff.min-saude.pt
Rui Patarelo
Aguiar Câmara
Secretariado:
21 434 5529
sec1.cirplastica@hff.min-saude.pt
Helena Ribeiro da Silva
Isabel França
Secretariado:
21 434 8271
sec.pediatria@hff.min-saude.pt
sec2.pediatria@hff.min-saude.pt
Fernando Gomes Rosa
Aguiar Câmara
Secretariado:
21 434 5529
sec1.cirplastica@hff.min-saude.pt
Paulo Freitas
Fátima Assuda
Secretariado:
214348489
sec.ucicre@hff.min-saude.pt
Carlos Morais
Alda Lino
Secretariado:
21 434 8313
sec.cardiologia@hff.min-saude.pt
Pedro Sampaio Nunes
Sónia Semião
Secretariado:
21 434 8356
sec.ucinp@hff.min-saude.pt
Paulo Freitas
Fátima Assuda
Ana Pedro
Helena Cardoso
«Promover o acompanhamento clínico do doente com Dor e seus familiares, com vista a obter de forma eficiente, elevados índices de cura ou bem-estar, no âmbito de acção de uma equipa multidisciplinar qualificada.»
A Unidade de Dor iniciou o seu funcionamento em 14 de Junho de 2002, com o Alto Patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Tem como população alvo os doentes com dor crónica persistente ou recorrente de etiologia oncológica e não oncológica, com um modelo de atuação BIO-PSICO-SOCIAL.
A Unidade é composta por uma equipa nuclear de Médicos Anestesiologistas e equipa multidisciplinar constituída por Médicos das especialidades de Psiquiatria, Fisiatria, Neurologia, Medicina Interna, Ortopedia e Cuidados Paliativos. Fazem ainda parte da equipa uma enfermeira, psicóloga e auxiliar de acção médica.
Os doentes são referenciados pelas diferentes especialidades médicas do Hospital, quer em regime ambulatório, quer no Internamento e pelos médicos de Medicina Geral e Familiar da área de influência do hospital.
Consulta Externa: Diária, Programada e Urgente.
Atendimento telefónico: diariamente, através da linha directa no horário das 8h30 às 15h30, para apoio ao doente e familiares.
Realização diária de Técnicas Analgésicas em regime ambulatório:
Realiza semanalmente técnicas com apoio de Imagem.
No Internamento, os elementos da Unidade, dão apoio predominantemente a doentes do foro oncológico, em fase de paliação, dirigido ao tratamento sintomático da Dor, articulando-se com a Equipa de Cuidados Paliativos Intra-hospitalar.
A Unidade de Dor tem Idoneidade para o ensino, atribuída pela Ordem dos Médicos e presta formação a Internos de Anestesiologia, Medicina Geral e Familiar, Fisiatria, Psicólogos e Enfermeiros. É sede de estágio dos alunos de curso de pós-graduação em Farmacoterapia, desde 2006.
Dá apoio a programas de Mestrado e Doutoramento.
Promove anualmente três formações em Dor que constituem oportunidades de formação para todos os profissionais de saúde.
Participa regularmente em Ensaios de Investigação Clínica, promovidos pela Industria Farmacêutica.
Fernando Graça
Secretariado:
21 434 8327
sec.medicina2-a@hff.min-saude.pt
Ana Susana Heitor
Secretariado:
21 434 8327
sec.medicina2-a@hff.min-saude.pt
Leonor Lopes
Secretariado:
21 434 8281
sec.imagiologia@hff.min-saude.pt
Teresa Maia
Antonieta Domingues
Secretariado:
21 434 8270
sec.psiquiatria@hff.min-saude.pt
Alexandra Martins
Lídia Jerónimo
Secretariado:
21 434 8201
pa7@hff.min-saude.pt
Fernando Rodrigues
Lídia Jerónimo
Secretariado:
21 434 5501
pa7@hff.min-saude.pt
Ana Paula Silva
A Unidade de Psicologia (UP) do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE, faz parte do Departamento de Saúde Mental.
Esta Unidade depende hierarquicamente do Conselho de Administração (CA) e da Direção do Departamento de Saúde Mental (DSM) e é coordenada pela Dra. Ana Paula Silva psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde (OPP), com o grau de Assessor da Carreira dos Técnicos Superiores de Saúde.
A tomada de decisão entre a análise de necessidades e a indicação de recursos da UP é realizada de forma concertada e direta, entre a UP, a direção do DSM e o CA do HFF, de acordo com as orientações estratégicas do Departamento e Hospital.
A UP é dotada de autonomia científica, técnica e funcional e a sua intervenção está estruturada em diferentes contextos. Os psicólogos estão integrados em equipas multidisciplinares que fazem parte dos dois Serviços, Psiquiatria e Saúde Mental de Adultos e Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e da Adolescência, realizam as suas intervenções em diversos contextos, como as equipas comunitárias de saúde mental, hospitais de dia, equipas de ligação, intervindo com utentes internados e em ambulatório. Integram programas do Departamento, em que frequentemente estão envolvidos outros serviços do hospital, os cuidados de saúde primários ou outros parceiros da comunidade. No âmbito da sua intervenção trabalham de forma articulada com outros grupos profissionais.
A UP integra a totalidade dos psicólogos da instituição, que desenvolvem funções científicas e técnicas no campo da saúde, integrados na carreira dos Técnicos Superiores de Saúde
Os psicólogos da Unidade assumem uma série de competências, em função da sua especificidade e da Equipa ou Unidade Funcional onde desenvolvem a sua actividade em articulação com a mesma:
Baseiam as intervenções psicológicas na melhor evidência científica/boas práticas, disponível.
Realizam avaliação psicológica e neuropsicológica, diagnóstico e estudo psicológico de indivíduos, grupos ou comunidades, na área assistencial do HFF utilizando equipamento e instrumentos de trabalho específicos da Psicologia, devidamente adaptados e validados para a população portuguesa.
Realizam reabilitação neuropsicológica
Efetuam intervenções psicológicas e psicoterapia.
Efetuam aconselhamento psicológico individual, familiar ou de grupo.
Elaboram pareceres e relatórios periciais.
Participam em programas e atividades de educação para a saúde e de promoção da saúde mental
Participam em projetos de investigação e/ou formação, nomeadamente, nos domínios que envolvem o comportamento individual ou de grupo no âmbito da Equipa a que pertencem
Contribuem para a formação e valorização académica em Psicologia.
Fernando Aldomiro
Rui Santos