O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, E.P.E. (HFF) terminou com sucesso a implementação das oito medidas de eficiência energética aprovadas na candidatura apresentada ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), cofinanciado pela União Europeia, cumprindo com todos os objetivos de melhoramento da candidatura.
A substituição da cobertura com amianto por uma mais eficiente, a colocação de isolamento térmico nas paredes, a substituição da iluminação interior e exterior por iluminação LED, a substituição das eletrobombas e das UTA’S por outras mais eficientes de última geração, a implementação de um sistema de produção fotovoltaico e de um sistema de gestão técnica centralizada foram as medidas de eficiência energética que permitiram ao HFF subir duas classes energéticas, passando a deter a classificação de Classe B.
Com um investimento total de mais de seis milhões de euros, o projeto teve um total de cofinanciamento na ordem dos 95 por cento. A decisão da Comissão Diretiva do PO SEUR de atribuição dos fundos da União Europeia, teve por base os resultados alcançados pelo Hospital Fernando Fonseca, nomeadamente na redução da fatura energética, na instalação de equipamentos e redes de elevada eficiência energética, na redução da dependência de combustíveis fósseis e na transição para uma economia com baixas emissões de carbono.
A par da poupança energética, a importância da implementação destas oito medidas concretas traduziu-se numa expressiva redução de emissões de CO2: 5.534,0 toneladas.