Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca assina compromisso com a STOP-Infeção Hospitalar 2.0

17 Outubro, 2022

Joana Chêdas, presidente do Conselho de Administração do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), esteve presente na cerimónia pública para assinatura da carta de compromisso da iniciativa STOP-Infeção Hospitalar 2.0, um projeto desenvolvido com o objetivo de reduzir a incidência de infeção hospitalar em 50 por cento, nos serviços selecionados, num período de 3 anos. A iniciativa abrange, um total de 22 instituições, entre os quais o HFF.

STOP-Infeção Hospitalar 2.0 é um projeto do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências a Antimicrobianos, da Direção-Geral da Saúde (PPCIRA/DGS), em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e o apoio tecnico-científico do Institute for Health Improvement (IHI).

Em 2011, Portugal era um dos países europeus com elevada incidência de infeção hospitalar. Contudo, a tendência tem sido de redução progressiva, com a implementação de várias medidas, nomeadamente higiene das mãos, inquérito epidemiológico e rastreio de portadores de bactéricas multirresistentes e feixes de intervenção de várias infeções, entre outros. O projeto STOP Infeção Hospitalar 1.0, desenvolvido em 2015-2018, foi um acelerador dessa redução nos hospitais que participaram. Com a assinatura de carta de compromisso, desta segunda-feira, a iniciativa STOP Infeção Hospitalar 2.0 foi alargada a mais 12 instituições, sendo assim expectáveis reduções das taxas de infeção urinária associada a cateter urinário, infeção da corrente sanguínea associada a cateter venoso central, pneumonia associada à intubação e infeção do local cirúrgico.

No HFF, a implementação do projeto será coordenada por Bárbara Flor de Lima, coordenadora do PPCIRA, e serão abrangidos os Serviços de Medicina Intensiva, Serviço de Medicina IV, Ortopedia e Cirurgia Geral (Cirurgia Cólon e reto)