Institucional

Composição do Conselho de Administração:

Presidente do Conselho de Administração

  • Luís Miguel Ferreira Rodrigues Gouveia

Diretora Clínica

  • Bárbara Flor de Lima

Diretor Clínico  área dos Cuidados de Saúde Primários

  • Gonçalo Envia

Enfermeira Diretora

Maria de Fátima Assuda

Vogais Executivos

  •  Julieta Dias Ribeiro do Carmo Ribeiro
  • José Morais Guerreiro

Direção Clínica

Diretora Clínica: 

  • Bárbara Silveira Dias Flor de Lima

Adjuntos/a da Direção Clínica:

  • Paulo Telles de Freitas
  • Cristina Carmona
  • Cláudio Alves

Direção de Enfermagem

Enfermeira Diretora:

  • Maria de Fátima Assuda

Enfermeiros/as Adjuntos/as:

  • Fernanda Dantas
  • Rui Santos
  • Susana Santos Freitas
  • Fernanda Bessa

Consulte aqui o organograma.

Princípios de Bom Governo

Consulte aqui os princípios de bom governo.

Regulamento Interno

Consulte aqui o regulamento interno do HFF.

Órgãos sociais e Modelo de Governo

Consulte aqui o modelo de governo aplicado de 2023 a 2025.

Consulte aqui o modelo de governo aplicado de 2020 a 2022.

Consulte aqui o modelo de governo aplicado de 2017 a 2019.

Consulte aqui o modelo de governo aplicado de 2014 a 2016.

 

 Informação Financeira

Consulte aqui a informação financeira referente a 2012/2013.

Consulte aqui o esforço financeiro público referente a 2011/2013.

Ficha Síntese

Consulte aqui a ficha síntese referente a 2013.

Consulte aqui a ficha síntese referente a 2011.

Plano de Prevenção de Riscos

Consulte aqui o plano de prevenção de riscos, de corrupção e infrações conexas referente a 2023

Avaliação do Plano de Prevenção de Riscos

Consulte aqui  o relatório de avaliação intercalar dos riscos elevados/máximos do plano de prevenção de riscos, de corrupção e infrações conexas referente a 2023.

Consulte aqui  a avaliação do plano de prevenção de riscos, de corrupção e infrações conexas referente a 2023.

Ética

Consulte aqui o código de ética.

Proteção de Dados

Encarregado de Proteção de Dados

José Fernando Vilagelim Ribeiro

Email: epd@hff.min-saude.pt

Consulte: Política de Privacidade e Protecção de Dados

Função Acionista

Clique aqui

 

Declarações de Inexistência de Incompatibilidade 2025

Consulte aqui a declaração de Sónia Semião Morais

Consulte aqui a declaração de Nuno Morujo

Consulte aqui a declaração de Maura Nédio

Consulte aqui a declaração de Marilia Lourido

Consulte aqui a declaração de Maria Leonor Fernandes

Consulte aqui a declaração de Maria Adelaide Serra

Consulte aqui a declaração de Luisa Correia

Consulte aqui a declaração de Luís Carreto

Consulte aqui a declaração de Lídia Dias

Consulte aqui a declaração de Filipe Freire

Consulte aqui a declaração de Cecilia Pardal

Consulte aqui a declaração de Ana Paula Coelho

Consulte aqui a declaração de Ana Nazaré Albuquerque

Consulte aqui a declaração de Ana Lúcia Amaral

Consulte aqui a declaração de Joana Freire

Consulte aqui a declaração de Maria Clara Cardoso

Consulte aqui a declaração de Teresa Sardinha

Consulte aqui a declaração de Rute Sobreira

Consulte aqui a declaração de Rita Franco

Consulte aqui a declaração de Marta Mendes

Consulte aqui a declaração de Maria Lucinda Silva

Consulte aqui a declaração de Luisa Sancho

Consulte aqui a declaração de Lígia Henriques

Consulte aqui a declaração de José Silva Pereira

Consulte aqui a declaração de Isaura Freire

Consulte aqui a declaração de Isabel Monge

Consulte aqui a declaração de Helena Bandola

Consulte aqui a declaração de Filipe Salazar

Consulte aqui a declaração de Elzara Aliyeva

Consulte aqui a declaração de Carla Manaia

Consulte aqui a declaração de Angela Dias

Consulte aqui a declaração de Ana Filipa Martins

Consulte aqui a declaração de Ana Coimbra

O Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, E.P.E., tem desde a sua fundação em 1994, uma especial preocupação com a Qualidade, o que se tem traduzido num esforço contínuo para melhorar os seguintes aspectos fundamentais:

  • Qualidade dos cuidados de saúde prestados;
  • Satisfação dos utentes, visitantes e profissionais;
  • Eficiência económica e financeira;
  • Minimização do risco e incremento da segurança, em todos os seus aspectos clínicos e não clínicos.

Tendo sempre em consideração as necessidades e expectativas, presentes e futuras, dos profissionais, maximizando a sua qualidade de vida e minimizando os riscos associados à atividade, nomeadamente a decorrente da prestação de cuidados de saúde.

Objectivos e Política da Qualidade

O Hospital tem por objectivos a prestação de serviços de saúde, no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, bem como o desenvolvimento de actividades de formação e de investigação.

Na sua actividade, o Hospital rege-se pelos seguintes objectivos:

  • Assegurar a prestação de cuidados de saúde de qualidade, acessíveis em tempo oportuno;
  • Garantir, em todo o processo de prestação de cuidados, a segurança do doente;
  • Assegurar a sustentabilidade económica e financeira, promovendo a eficiência na utilização dos recursos e a efectividade nos resultados.

O Hospital tem como política de qualidade a melhoria contínua quer dos cuidados de saúde quer dos serviços de gestão e apoio, de acordo com as necessidades e expectativas dos utentes. Tal política geral é assegurada por um Sistema de Gestão da Qualidade que envolva profundamente todos os níveis organizacionais do Hospital, integrando os contributos de diversos órgãos internos individuais ou colectivos.

O cumprimento dos objectivos assumidos nos contratos-programa e planos de acção é objecto de avaliação e monitorização para assegurar a concretização das metas estabelecidas e o sucesso do Hospital enquanto serviço prestador de cuidados de saúde.

Constitui também objectivo estratégico do Hospital promover a melhoria contínua de todos os níveis das suas estruturas de gestão, de forma a dotar o Hospital de um modelo de gestão responsável, competente, efectivo, participado e motivado, no quadro de uma política de permanente desenvolvimento organizacional.

A organização de centros de resultados com gestores de nível intermédio segundo matrizes funcionais, o reforço da responsabilidade da gestão clínica operacional, o desenvolvimento de modelos de intervenção por projecto ou programa, a criação de condições de participação dos diversos sectores profissionais e funcionais constituem alguns dos vectores de concretização deste objectivo.

Acreditação CHKS/Certificação ISO

O processo de Acreditação do Hospital Fernando Fonseca e Certificação dos seus serviços, enquadra-se na sua Estratégia de Qualidade e Segurança tendo, assim, como objectivos fundamentais, garantir a satisfação dos seus utentes e profissionais e desenvolver o compromisso com a melhoria continua aos diferentes níveis, assegurado a conformidade do seu sistema de Gestão de Qualidade, face a referencias de qualidade e segurança reconhecidos internacionalmente.

“Para garantir que nos preocupamos sempre em fazer melhor”

A Acreditação do Hospital é o reconhecimento internacional, formal por parte do CHKS – Caspe Healthcare Knowledge System, de que o Hospital cumpre os requisitos de qualidade exigidos por esta instituição britânica.

O Hospital Fernando Fonseca, foi o primeiro hospital português a obter esta Acreditação (2002), na altura atribuída pelo King’s Fund Health Quality Service, tendo vindo a manter a sua Acreditação até à presente data, pelo CHKS. Atualmente encontra-se Acreditado pela 5ª vez, desde Outubro de 2015, pela edição mais recente do Programa de Acreditação Internacional para as Organizações prestadoras de Cuidados de Saúde ( 4ª edição ) continuando, assim, a dar a melhor resposta a requisitos de qualidade e segurança, cada vez mais exigentes.

Estes processos de Acreditação envolvem, sempre, a realização de auditorias externas realizadas por uma equipa independente de auditores exprientes do setor dos cuidados de saúde, à atividade e procedimentos do Hospital, tanto a nível dos Serviços Clínicos, como dos não clínicos (Exs: Negociação e Logística, Serviços Hoteleiros e Serviços Gerais; Gestão de Recursos Humanos; Gestão das Tecnologias e Informação). Estas auditorias podem ir, assim, desde a verificação ao cumprimento de critérios de segurança cirúrgica, de critérios de alta dos doentes ou da administração segura de medicamentos até, à avaliação de critérios de gestão dos resíduos hospitalares ou à verificação da existência de um plano de emergência.

O CHKS é uma prestigiada entidade acreditadora independente, que supervisiona e acredita unidades de saúde, em todo o mundo, seguindo padrões de qualidade, baseados nas melhores práticas internacionais

Por outro lado, e em complementaridade, tem vindo a fazer parte da Estratégia da Qualidade e Segurança do Hospital, a Certificação de Qualidade, gradual, de acordo ISO 9001, de alguns dos seus Serviços. Atualmente a Certificação segundo a Norma NP EN ISO 9001:2008, estende-se a 12 Serviços do Hospital:

  • Serviço de Anatomia Patológica
  • Serviço de Patologia Clínica
  • Serviço de Imunohemoterapia
  • Serviços Farmacêuticos
  • Serviço de Imagiologia
  • Serviço de Esterilização
  • Bloco Operatório Central
  • Unidade de Cirurgia Ambulatória
  • Serviço de Urgência Obstétrica e Ginecológica
  • Unidade de Negociação e Gestão de Contratos
  • Unidade de Gestão Logística
  • Serviço de Consulta Externa

Sistema de Gestão da Qualidade

O Serviço da Qualidade, do HFF, integra o Gabinete de Gestão do Risco e tem como missão promover, no hospital, uma cultura de melhoria de Qualidade e Segurança, através da assessoria e consultoria aos serviços clínicos e de apoio geral, em convergência com as políticas do Hospital, que garanta os melhores e mais seguros cuidados de saúde, com a satisfação dos “Clientes e Fornecedores Externos e Internos”, ao mais baixo custo.

Histórico da acreditação e certificação do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca:

  • 2000 – 1º Hospital Português a ser Acreditado pelo King’s Fund
  • 2004 – Certificação de Serviços ISO e 2ª Acreditação pelo CHKS
  • 2007 – Certificação de Serviços ISO e 3ª Acreditação pelo CHKS
  • 2011 – Certificação de Serviços ISO e 4ª Acreditação pelo CHKS
  • 2015 – Certificação de serviços ISO e 5ª Acreditação pelo CHKS

Indicadores de Qualidade

Prestar cuidados com segurança

  • Taxas de mortalidade (Bruta e Ajustada pelo Risco)
  • Taxas de readmissão de doentes (Bruta e Ajustada pelo Risco)
  • Taxa de Partos por Cesariana
  • Demora Média (Bruta e Ajustada pelo Risco)
  • Índice de Complicações ajustado pelo Risco
  • Taxa de Conversão de episódios de Ambulatório em internamento
  • Prevalência e incidência de infecção
  • Prevalência e incidência de quedas
  • Prevalência e incidência de úlceras de pressão
  • Taxas de avaliação do Risco de Quedas
  • Taxas de avaliação do Risco de úlceras de pressão
  • Registo de ocorrências
  • Consentimento Informado Válido
  • Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica
  • Taxas de consumo de solução alcoólica e higienização das mãos.

Prestar cuidados com equidade

  • % de utentes referenciados para consulta externa atendidos em tempo adequado
  • Tempo médio de resposta para consultas realizadas no CTH (dias)
  • Tempo médio de espera para Exames
  • % Desmarcação de Exames
  • % de doentes cirúrgicos tratados em tempo adequado
  • N.º de doentes em LIC (Mediana do tempo espera (dias); Média do tempo espera (dias)
  • % Cirurgia Ambulatório / Total Cirurgia Programada

Escutar o Utente

  • Inquérito de satisfação (telefónico e internamento)
  • Gestão de Reclamações /Sugestões/Elogios

Regulamento de comunicação de irregularidades e denúncia de infrações

Ao abrigo do Regulamento consubstanciam irregularidades comunicáveis os seguintes atos ou omissões:  

    1. Violação de princípios e disposições legais, regulamentares e deontológicas por parte dos membros dos órgãos estatutários, trabalhadores, fornecedores de bens e prestadores de serviços no exercício dos seus cargos profissionais; 
    2. Dano, abuso ou desvio relativo ao património do HFF ou dos utentes; 
    3. Prejuízo à imagem ou reputação do HFF. 

A denúncia pode ter por objeto infrações cometidas, que estejam a ser cometidas ou cujo cometimento se possa razoavelmente prever, bem como tentativas de ocultação de tais infrações (Artigo 4.º da Lei n.º93/2021).

O denunciante que, de boa -fé, e tendo fundamento sério para crer que as informações são, no momento da denúncia, verdadeiras, denuncie ou divulgue publicamente uma infração nos termos estabelecidos do previsto no presente Regulamento, beneficia da proteção conferida pela Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro

Canais de comunicação e de denúncia 

A comunicação de irregularidades/denúncia de infrações é feita junto do Serviço de Auditoria Interna, na forma escrita, por correio eletrónico ou carta: 

    1. Correio eletrónico próprio: comunicacao.irregularidades@ulsasi.min-saude.pt
    2. Morada postal: Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca – Serviço de Auditoria Interna – IC 19 – Venteira 2720-276 Amadora  

Regulamento –consulte aqui