A equipa da Consulta Dedicada de Hipertensão organizar um rastreio, no dia 17 de maio, dirigido a todos os profissionais da ULS Amadora/Sintra (Hospital e Cuidados de Saúde Primários), na entrada do Bar/Refeitório.
A iniciativa pretende assinalar o Dia mundial de Hipertensão Arterial, patologia que se estima ser a mais impactante na área de influência da ULS Amadora/Sintra.
A Hipertensão Arterial (HTA) representa um importante fator de risco para a mortalidade cardiovascular a nível global, pelo que a sua prevenção e controlo adequado são fundamentais.
É estimada uma prevalência de 31,3%, a nível mundial, e de 42,3%, em Portugal. Sabe-se que cerca de 77% dos hipertensos portugueses conhecem o seu diagnóstico e 75% está medicado, contudo somente metade tem o perfil tensional controlado.
Estes números alertam-nos para a importância do diagnóstico atempado da HTA na população portuguesa e do posterior acompanhamento e controlo, de forma a atingir os alvos tensionais e reduzir as complicações da TA não controlada.
Os profissionais da ULS Amadora/Sintra que, na sequência do rastreio, apresentem resultados positivos serão inseridos num programa de telemonitorização de HTA para confirmação do diagnóstico e acompanhamento personalizado.