Iniciativas

O Grupo de Trabalho para o Hospital sem Tabaco nasceu de uma iniciativa do Conselho de Administração do HFF, com o objetivo de contribuir para a criação de um ambiente totalmente livre de consumo de tabaco dentro do hospital. O Grupo tem lançado iniciativas para sensibilização dos utentes e colaboradores, criando mais áreas livre de fumo com sintética adequada, promovendo o cumprimento da lei, a proteção da saúde e do meio ambiente.

 

Concurso de desenhos / trabalhos artísticos alusivos ao tema Dia Mundial sem Tabaco

O Dia Mundial sem Tabaco foi criado pela Organização Mundial da Saúde em 1987, para informar o público sobre os perigos do tabaco, sobre as práticas da indústria do tabaco, mostrar o que está a ser feito para combater esta epidemia e sensibilizar as pessoas em todo o mundo para que reclamem um ambiente mais seguro e saudável e proteger as gerações futuras.

O Grupo Hospital Sem Tabaco irá realizar um concurso que se insere nas comemorações do Dia Mundial sem Tabaco, que se assinala no dia 31 de maio, tendo a edição de 2023 o objetivo desafiar as crianças e jovens hospitalizadas no Serviço de Pediatria ou seguidas na Consulta Externa e Hospital de Dia de Pediatria a realizarem desenhos e/ou trabalhos artísticos alusivos ao tema.

 

Objetivos do Concurso

  1. Comemorar o Dia Mundial sem Tabaco;
  2. Alertar o público em geral e as crianças/jovens e suas famílias para o tema do tabagismo;
  3. Sensibilizar os colaboradores do HFF e o público em geral, com os contributos do olhar das crianças e jovens, para um estilo de vida mais saudável sem fumo;
  4. Aumentar a consciencialização do público em geral sobre o impacto ambiental do tabaco.

 

Cartaz

Regulamento e Ficha de Inscrição


No sentido da humanização dos cuidados e de uma prática que se quer de excelência, é fundamental que os profissionais de saúde em geral, e os enfermeiros em particular, reconheçam a influência física, psicológica, social e emocional que os cuidados familiares exercem no processo de recuperação do utente, e os «adotem» como membros da equipa multidisciplinar.

Deste modo, a Direção de Enfermagem, apostada numa prática de excelência dos seus profissionais e sensível a esta temática, estimulou o desenvolvimento e implementação do Projeto «Cuidar em Parceria – Cuidador Informal».

O Cuidar em Parceria, tem como objetivo contribuir para a Humanização dos Cuidados de Saúde e Promover a Integração do Cuidador Informal na Equipe de Saúde. As áreas de intervenção situam-se ao nível das necessidades de formação/informação e suporte dos cuidadores informais de forma a ajudá-los a desempenhar as ações de cuidar de pessoas dependentes e, ao mesmo tempo a minimizar a sua angústia e receio. Assim, o enfoque da informação a transmitir ao cuidador centrar-se-á principalmente na satisfação das várias atividades de vida diárias, nomeadamente:

  • Higiene e conforto;
  • Mobilidade;
  • Orientação na medicação;
  • Adaptação do domicilio e uso de ajudas técnicas quando necessário.

Este projeto teve o seu início faseado em 2009 e tem sido apontado pelos utentes e seus cuidadores como uma mais-valia e hoje o projeto Cuidar em Parceria já se estende por todo os Serviços de Medicina e Cirurgia. Ao todo já foram «Cuidados em Parceria» cerca de 1800 utentes e pretende-se que até ao final deste ano possa ser estendido a muitos mais utentes e seus cuidadores.

O Hospital de Dia do Serviço de Psiquiatria do HFF tem inserido no seu leque de atividades terapêuticas um restaurante de nome Fou pour la cuisine. Este projeto existe desde 2010 e foi «batizado» com um nome em francês, o idioma por excelência da culinária, aliando a experiência da cozinha, com os seus executantes, pessoas com doença mental.

Todas as 3ªs quintas-feiras de cada mês, o restaurante era aberto ao público para dar a conhecer as iguarias preparadas pelos utentes do Hospital de Dia. O projeto incluia também encomendas de doces e salgados, alguns igualmente disponíveis no bar que o Serviço organizava às 4ªs feiras, entre as 9.30h e as 12.30h, para os colaboradores do Hospital. Do portefólio de encomendas do bar fazem parte bolos de chocolate, de cenoura e bolacha, enquanto no restaurante existiam pratos como peito de frango recheado com alheira, lombo de porco recheado ou bifinhos de peru enrolados com ananás e queijo da ilha, no entanto em virtude das medidas de contingência para prevenção e contenção da infecção por COVID-19, o restaurante e bar estarão temporariamente encerrados.

 

Iniciada em 2014, a SomosHFF pretendeu sempre ser um veículo de comunicação acessível a todos. Além de manter os colaboradores informados, visa aumentar o reconhecimento de pertença a uma Instituição cujas ações são positivamente reconhecidas na sociedade.

Elaborada por uma equipa editorial multidisciplinar estabelece-se como meta, criar um espaço de partilha de todos e para todos os colaboradores, independentemente do seu grupo ou categoria profissional.

Com o intuito de podermos alargar e melhorar o espaço deste meio comunicacional, propusemos-nos a alterar o seu formato, sendo com satisfação que anunciamos que, a partir desta edição (nº 36), a SomosHFF passará a ser uma revista trimestral, em formato eletrónico, preservando os seus  propósitos principais.

Clique aqui para ler as newsletters e Revistas

O Projecto i+, iniciado em Setembro de 2011, no Serviço de Imagiologia do HFF, é um programa vocacionado para sustentabilidade, a educação ambiental e a optimização de recursos.

Seguindo a política da Melhoria Contínua da Qualidade, tem como meta principal consciencializar todos os colaboradores para a necessidade de uma maior responsabilidade ambiental, através de uma melhor gestão dos recursos e consumos, visando as áreas energética, hídrica e da produção de resíduos. Implementou-se um conjunto de medidas corretivas e realizaram-se-se ações de sensibilização, num processo desenvolvido step-by-step, com a premissa de se reduzir o desperdício, sem constituir custos adicionais.

A ação de destaque foi a introdução de um sistema de lembretes, em localização próxima aos equipamentos em que se pretendia intervir, que apelam à consciencialização ambiental e à utilização responsável dos recursos disponíveis. Também contribuíram para os resultados, a redução do volume de descargas em todos os autoclismos do Serviço, a adaptação dos pontos de luz utilizados, a gestão de horários de encerramento dos computadores e outros equipamentos que não estavam em utilização e a implementação de um sistema de reciclagem, separação e reutilização do papel desperdiçado.

As alterações promovidas e os resultados obtidos têm sido comunicados como incentivo à participação e envolvimento de todos os colaboradores, internamente, na intranet do HFF e em Newsletter no Serviço. Destaca-se ainda a participação em iniciativas de âmbito nacional – Green Project Awards.

Esta intervenção tem vindo a constituir uma redução significativa de consumos, representando uma poupança anual estimada num valor superior a 60 000 euros.