O que é a Teleconsulta?

A teleconsulta consiste numa consulta realizada à distância, entre profissionais de saúde ou entre o profissional de saúde e o utente, com recurso às tecnologias de informação e comunicação. O registo no processo clínico do doente é obrigatório e permite ao profissional consultar e avaliar a história clínica do utente, bem como planear a prestação de cuidados de saúde (por exemplo agendamento de próximas consultas, exames, entre outros).

Aceda aqui ao folheto informativo

Aceda aqui ao Guia de Boas Práticas para a Teleconsulta

Posso escolher ter uma teleconsulta?

Não. A possibilidade de realizar uma teleconsulta é avaliada pelo seu médico. Caso seja possível e viável a sua realização, será informado pelo seu médico na primeira consulta.

Quais são consultas que podem ser realizadas na modalidade de teleconsulta?

São todas aquelas que o seu médico considerar que reúnem as condições para se efetuar à distância, independentemente da especialidade médica e sem comprometer a prestação clínica.

Onde realizo a teleconsulta?

A teleconsulta pode ser realizada no RSE | Área do Cidadão com recurso a vídeo e áudio (RSE Live) ou através da APP MySNS Carteira permitindo a conversação em tempo real com o seu profissional de saúde.

Quais os equipamentos necessários para ter uma teleconsulta?

Para ter acesso a uma teleconsulta deverá utilizar um:

  • computador com câmara e microfone ou um Smartphone/Tablet
  • ligação à internet

Como é que sei que tenho teleconsulta agendada?

Se o seu médico lhe marcou uma teleconsulta será informado, antecipadamente, pela unidade de saúde do dia e hora agendada.

Como é que posso aceder à teleconsulta agendada?

No dia e hora marcada deve:

Através do Site RSE:

  1. aceder à RSE| Área do Cidadão com o Cartão de Cidadão / Chave Móvel Digital ou através do seu número de utente
  2. clicar no menu ‘Consultas, Receitas e Exames
  3. aceder ao item ‘Teleconsulta’
  4. aceitar o consentimento
  5. aguardar nessa página até que a opção ‘participar’ fique disponível

Através da APP MySNS Carteira

  1. abrir a APP e fazer login com Chave Móvel Digital ou através do seu número de utente
  2. aceder à opção “Serviços”
  3. escolher “Teleconsulta”
  4. aceitar o consentimento
  5. aguardar nessa página até que a opção ‘participar’ fique disponível

O que devo fazer se o médico não estiver na teleconsulta à hora marcada?

Deve aguardar na página ‘Teleconsulta’ até à chegada do médico.

Posso ter uma teleconsulta se não estiver resgistado no RSE|Área do Cidadão?

Sim. O registo no RSE permite acesso a mais funcionalidades, no entanto para aceder à Teleconsulta apenas necessita de inserir os seus dados (Número de Utente; Data de Nascimento; Contacto de telemóvel).

 

Caso pretenda saber mais, consulte o guia sobre Autenticação na Área do Cidadão