Decorreu hoje no Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), que está instalado no primeiro piso do Centro de Saúde Queluz, a oferta de cinco tablets pela Altice Portugal, para a implementação de um projeto pioneiro no contexto nacional na área da saúde mental de crianças e jovens.
Nesta sessão estiveram presentes Joana Chêdas, Presidente do Conselho de Administração do HFF, Rui Vieira, Vogal Executivo do Conselho de Administração do HFF, Catarina Pereira, Diretora do Serviço de Pedopsiquiatria do HFF, Luís Ribeiro da Silva, Chefe de Gabinete da Presidente Executiva da Altice Portugal, Mário Seborro, Diretor Comercial da Altice Portugal, Ana Soares de Oliveira, membro do gabinete da Presidente Executiva da Altice Portugal e ainda diversos/as profissionais do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do HFF.
NIPPA (Núcleo de Intervenção Precoce na Psicose na Adolescência) é o nome do projeto do HFF, que pretende desenvolver um programa de intervenção precoce para adolescentes com primeiro episódio psicótico. Este programa parte da importância de intervir precocemente numa fase de emergência de sintomas psicóticos, em que que se verifica já um importante impacto no funcionamento dos próprios jovens e das famílias, procurando diminuir o impacto da sintomatologia psicótica, melhorar a compreensão da doença por parte dos jovens e famílias, reforçar a adesão ao tratamento e, desta forma, melhorar o prognóstico.
O projeto contará com uma abordagem multidisciplinar com participação de pedopsiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional e psicomotricista e intervenções terapêuticas especializadas, nomeadamente treino de cognição social, psicoeducação dirigida aos jovens e familiares e reabilitação cognitiva, com recurso aos equipamentos eletrónicos agora doados pela Altice Portugal.
“O Conselho de Administração do HFF louva este projeto inovador, com um enorme potencial e mais-valias para os participantes. Com a colaboração da Altice Portugal, foi possível disponibilizar os equipamentos necessários para o arranque do projeto, dando suporte à sua implementação e beneficiando os nossos utentes. Só nos resta agradecer a generosidade demonstrada pela Altice”, afirmou Joana Chêdas, Presidente do Conselho de Administração do HFF.
“É com muito gosto que aqui estamos a proceder a este gesto de donativo. Um dos pilares da Altice é apoiar as causas sociais. Estas iniciativas são sempre acolhidas com muito carinho. Colocamo-nos inteiramente à disposição do HFF para o que mais precisarem”, concluiu Luís Ribeiro da Silva da Altice Portugal.