No dia 20 de Maio de 2024 o Núcleo Hospitalar de Apoio às crianças e Jovens em Risco realizou o seu IV Encontro, sob o tema: “o ciclo da violência … e quando a criança é o agressor?”.
A violência e os seus ciclos de perpetuação são um dos problemas da nossa sociedade, e as crianças e jovens estão implicadas neste problema e seus contextos, de inúmeras formas.
Neste encontro, o NHACJR tentou contribuir para a compreensão e aprendizagem da abordagem deste fenómeno preocupante. Assim, uma primeira mesa redonda abordou os aspetos de saúde mental da criança, comportamentos hétero-agressivos, os efeitos do trauma no desenvolvimento e também de boas práticas reconhecidas na prevenção.
Na segunda mesa redonda abordaram-se os dados que apontam para uma realidade preocupante, também sinalizada pelo nosso Hospital.
Na terceira e última mesa redonda convidámos profissionais envolvidos no projeto de vida dos agressores quando jovens, para partilharem as suas realidades e vivências.
Cerca de 100 profissionais da infância (professores, médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, elementos dos NACJRS, CPCJs) dos nossos concelhos marcaram presença tornando o debate aberto, vivo e inspirador.
Saímos deste encontro, com perspetivas e ânimo, compreendendo que todas as crianças e jovens precisam que lutemos pelo seu direito a um futuro pleno e saudável.