O Serviço de Gastrenterologia do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca foi recentemente certificado como “Centro Europeu de Formação em Gastrenterologia e Hepatologia” pelo European Board of Gastroenterology and Hepatology (EBGH), após a sua candidatura. Este diploma reconhece internacionalmente a qualidade do serviço na formação de especialistas em Gastrenterologia, evidenciando o alto nível dos cuidados prestados aos pacientes com patologias digestivas.
O EBGH, cuja missão é promover uma plataforma europeia de excelência na formação e treino nesta especialidade, certifica instituições de acordo com elevados padrões de formação médica contínua. O processo de avaliação incluiu a visita de dois auditores especialistas (Professor Andrew Douds e Professor Tony Ellis, do National Health System do Reino Unido), no dia 16 de setembro de 2024, que analisaram áreas como Assistência Clínica, Procedimentos Endoscópicos, Consulta Externa, Investigação, Publicações Científicas e Programas de Treino oferecidos aos médicos especialistas e internos.
Com esta certificação, o Serviço de Gastrenterologia do HFF junta-se a outros 7 centros portugueses e alcança um novo patamar de reconhecimento e responsabilidade, pois o título será revisto a cada cinco anos. De igual forma, os médicos internos formados neste serviço obterão também o título de Fellow do EBGH, válido em toda a Europa.
A acreditação internacional é um parâmetro desejável em todas as Instituições de Saúde e de Prestação de Cuidados Médicos, sendo imprescindível nos dias de hoje perante a mobilidade contínua de médicos e doentes, de modo a assegurar uma diferenciação contínua dos serviços. O HFF desde cedo apostou na aferição da qualidade dos cuidados que presta aos seus utentes, sendo desejável que os serviços que o constituem acompanhem o hospital nesse sentido. Esta foi a principal motivação para o Serviço de Gastrenterologia ter assumido esta candidatura.
Rita Carvalho, responsável pela Unidade de Técnicas de Gastrenterologia salientou que “nos últimos anos, tem-se verificado uma aposta constante na diferenciação do Serviço no âmbito clínico e técnico, com a introdução de várias técnicas ao longo dos anos, que em muito contribuíram para o sucesso desta candidatura”.
Para Joana Carvalho e Branco, responsável pela área do internato médico do Serviço de Gastrenterologia, a “aposta no desenvolvimento da atividade científica, com mais de 100 publicações indexadas na plataforma Pubmed, ativamente ligada à formação dos internos atesta a preocupação do Serviço em manter um elevado padrão científico que pauta toda a sua atividade clínica e endoscópica”.
David Horta, Diretor do Serviço de Gastrenterologia, conclui que “é com grande honra que recebemos esta certificação. Trata-se do reconhecimento da excelência do trabalho desenvolvido por todos os colaboradores do Serviço, algo que há muito ansiávamos. Estamos todos de parabéns!”