Hospital Fernando Fonseca atinge Recorde Histórico de Atividade

14 Fevereiro, 2025

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) e as Unidades de Cuidados de Saúde Primários (CSP) integrados, desde 1 de janeiro de 2024, na Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora/Sintra, impulsionados pelo reforço de recursos humanos registaram um aumento significativo em todas as áreas de atividade, o que se traduziu no melhor desempenho de sempre.

No HFF, foram realizadas 21.726 cirurgias, um crescimento de 14% em relação a 2023. Registou-se ainda um aumento significativo de 27% do número total de partos, totalizando 3.330 partos. O ano de 2024 apresenta também um novo máximo histórico no número de consultas, totalizando 384.091, tendo sido efetuadas mais 25.378 consultas face a 2023, o que corresponde a uma subida de 7%. Este crescimento reflete a confiança das famílias na instituição e a capacidade da equipa hospitalar em responder com excelência às necessidades da população.

Todos os Serviços de Urgência mantiveram uma procura elevada, com 203.570 admissões. A Urgência Geral registou um ligeiro aumento de 1% face a 2023, traduzindo-se em mais 1.384 admissões. A integração das Urgências de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia no projeto de Urgência Referenciada revelou ser um sucesso, contribuindo para uma redução global de 4.327 admissões, com a maior descida registada na Urgência Pediátrica. O Serviço de Urgência Básica (SUB) de Algueirão – Mem Martins registou um crescimento significativo de 11% com mais 4.799 admissões do que em 2023 e um aumento de 10.780 admissões comparativamente a 2022. Este aumento reflete a crescente confiança da população na sua utilização. De salientar ainda as quase 33.600 sessões em contexto de Hospital de Dia. Um acréscimo de 3 %, em relação ao ano de 2023 e de 25% quando comparado com o ano de 2022.

O ano de 2024 fica também marcado pela aposta na Unidade de Hospitalização Domiciliária. Inaugurado no último trimestre de 2021, este Serviço tem hoje o dobro do número de camas, o que permite levar cuidados médicos personalizados a mais utentes, no conforto do lar, com benefícios para uma recuperação mais rápida, menor risco de complicações e libertar camas hospitalares para outros casos. Foram acompanhados perto de 400 utentes em hospitalização domiciliária, quase o dobro dos atendidos em 2022.  Salienta-se ainda que a ULS Amadora/Sintra é a única unidade com uma Unidade de Hospitalização Pediátrica.

Bárbara Flor de Lima, Diretora Clínica Hospitalar, considera que “este desempenho assistencial reflete o trabalho e dedicação de todas as equipas. Trabalhamos diariamente para melhorar a qualidade dos serviços e o atendimento aos utentes e famílias.

Nos Cuidados de Saúde Primários (CSP), foram realizadas 1,3 milhões de consultas médicas, cerca de 637 mil consultas de enfermagem e mais de 25 mil consultas realizadas por outros profissionais, o que representa uma produção global de mais 11 mil consultas face a 2023. Importa salientar o esforço das equipas no aumento da resposta em proximidade, com a realização de cerca de 47,5 mil consultas domiciliárias médicas e de enfermagem (aumento de 17,5%).

Mais de metade das Unidades de Saúde Familiar (USF) terminaram o ano de 2024 com um índice de desempenho de equipa (IDE) superior a 75%, o que evidencia a excelência e o compromisso das nossas equipas com a prestação de cuidados de saúde de qualidade.

Destaca-se ainda a redução global de 16.171 utentes sem Médico de Família (menos 8%).

Gonçalo Envia, Diretor Clínico para a área dos Cuidados de Saúde Primários salienta “o desempenho de todas as equipas ao longo do último ano, quer na resposta aos utentes com médico de família, evidenciados pelos números, mas especialmente pela resposta notável dada pelas equipas aos utentes sem médico de família, num ano de transição para ULS”. Gonçalo Envia, reforça ainda “o papel das equipas que trabalham em contexto comunitário e domiciliário, com cerca de 47.500 visitas domiciliárias, médicas e de enfermagem em 2024”.

O crescimento dos recursos humanos foi essencial para o desenvolvimento da ULS Amadora/Sintra. Antecipando-se também a deslocalização de profissionais para o Hospital de Sintra, o HFF reforçou a sua equipa e tem à data de hoje mais 244 novos profissionais, incluindo 47 Enfermeiros, 45 Médicos Internos, 44 Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT), 37 Assistentes Operacionais/Técnicos de Apoio à Saúde (TAS) e 35 Assistentes Técnicos, aumentando a capacidade de resposta em diversas áreas. Também nos Cuidados de Saúde Primários houve reforço de profissionais (CSP) contando globalmente com 1.131 profissionais nas diferentes categorias.

A ULS Amadora/Sintra investiu 9,2 milhões de euros para requalificação dos espaços, renovação tecnológica de equipamentos clínicos e não clínicos, o que representa um incremento de 6,3 milhões, o triplo em relação a 2023.

Com um total de 4.658 profissionais, a ULS Amadora/Sintra, é a maior do país em termos de residentes e Utentes inscritos no SNS e atende uma população de mais de 570 mil habitantes nos concelhos da Amadora e de Sintra.

O Conselho de Administração da ULS Amadora/Sintra expressa “o seu agradecimento público a todos os profissionais pela dedicação e empenho que tornaram possível alcançar este recorde histórico de atividade. Esta atividade assistencial é um reflexo do compromisso, da competência e do trabalho incansável de toda a nossa equipa, que, sem exceção, se dedica diariamente a prestar cuidados de saúde de excelência”.