O primeiro Conselho Local de Saúde Mental da ULS Amadora/Sintra decorreu no Palácio de Queluz, marcando o início das suas atividades, conforme definido pelo Decreto-Lei 113/2021. Este Decreto estabelece os Conselhos Locais de Saúde Mental como órgãos consultivos dos serviços locais de saúde mental, com a participação de diversas entidades com intervenção na área, como comissões de proteção de crianças e jovens, associações de utentes e de familiares, e representantes do poder local.
A reunião foi presidida pelo Dr. Eduardo Quinta Nova, vereador da Câmara Municipal de Sintra, responsável pelas áreas da Saúde, Educação e Solidariedade Social, e contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração da ULS Amadora/Sintra, Dr. Luís Gouveia, entre outros representantes locais.
Durante este primeiro encontro, foram empossados os membros do Conselho Local de Saúde Mental e aprovado o Regulamento Interno. A Professora Doutora Teresa Maia, Coordenadora Regional de Saúde Mental de Lisboa e Vale do Tejo e Diretora do Departamento de Saúde Mental desta Unidade Local de Saúde, apresentou o trabalho da Coordenação Regional de Saúde Mental na região. Foi ainda descrita a organização do Departamento e realizada uma antevisão dos próximos passos.