ULS Amadora/Sintra promove formação sobre “Abordagem à Pessoa Portadora de Ferida”

23 Setembro, 2025

O Grupo de Prevenção e Tratamento de Feridas e Úlceras por Pressão da ULS Amadora/Sintra promoveu recentemente mais uma formação  subordinada à temática “Abordagem à Pessoa com Ferida”. Esta formação, que durou dois dias, realizou-se na Unidade de Formação e Ensino da ULS, no Hospital Fernando Fonseca.

O primeiro dia da Formação foi dedicado à promoção de sessões teóricas da formação, nomeadamente:

  • Pessoa Portadora de Ferida
  • Úlcera de perna
  • Úlcera por Pressão
  • Terapia de Feridas por Pressão Negativa
  • Nutrição na pessoa com ferida e com UPP

Já o segundo dia foi dedicado a workshops práticos sobre:

  • Terapia de Feridas por Pressão Negativa
  • Desbridamento
  • Úlcera de Perna: Terapia Compressiva, Prevenção da Recidiva da Úlcera de Perna

Esta formação foi da responsabilidade dos elementos do GPTFUP da ULS Amadora/Sintra e contou também com a colaboração de um formador externo,  o Dr. Énio Afonso, Assistente Hospitalar de Cirurgia Geral e Coordenador da Consulta de Feridas Complexas no Hospital CUF Descobertas que é reconhecido pelo seu currículo e trabalho desenvolvido na área do tratamento e prevenção de feridas e úlceras por pressão,

As feridas no geral e as úlceras por pressão em particular (UPP) constituem um problema de saúde pública mundial, sendo um indicador da qualidade dos cuidados prestados. São lesões que causam sofrimento, aumentam a prevalência de infeções, diminuem a qualidade de vida dos doentes e dos seus cuidadores podendo, em situações extremas, levar à morte. Para além do impacto na qualidade de vida das pessoas, as UPP estão na origem do aumento dos dias de internamento e de readmissões hospitalares e, por conseguinte, do aumento dos encargos para os serviços de saúde.

A atualização continua dos profissionais de saúde é indispensável nesta área, nomeadamente quanto à etiologia e fisiopatologia de feridas e UPP, de forma a implementar estratégias de prevenção e tratamento, além de educar as populações e cuidadores sobre atividades de prevenção. Esta atualização contínua deverá assentar numa prática baseada na evidência.

O Grupo de trabalho de Prevenção e Tratamento de Feridas e Úlceras por Pressão (GPTFUP) da ULSASI tem por missão promover junto de todos os serviços assistenciais as melhores práticas no que diz respeito ao tratamento e prevenção de feridas e úlceras por pressão. Práticas essas que sejam sempre baseadas na evidência científica. Neste grupo multidisciplinar estão englobados profissionais de saúde de várias áreas e dos diferentes níveis de cuidados (hospital e comunidade), tais como enfermeiros, médicos, TSS e TSDT, todos com competências e conhecimentos na área da viabilidade tecidular, sendo coordenadora a Enfermeira Carla Correia.

Pretende-se que o Grupo de Prevenção e Tratamento de Feridas e Úlceras por Pressão da ULS Amadora/Sintra contribua para o delinear dos objetivos e estratégias no âmbito do cuidar da pessoa portadora de ferida, de uma forma mais sólida e abrangente, garantindo a qualidade dos cuidados, e permitindo o desenvolvimento de competências dos profissionais de saúde e uniformização das práticas no tratamento e prevenção de feridas e UPP.