Violência contra profissionais tema de Sessão da ULS Amadora/Sintra

19 Setembro, 2025

A violência contra profissionais de saúde é um fenómeno complexo, com causas multifatoriais e consequências graves para os indivíduos e organizações. Foi esta a discussão levada a efeito no Auditório do Hospital Fernando Fonseca no âmbito das Sessões da ULS Amadora/Sintra.

As funções do GOL materializam-se em quatro pilares operacionais fundamentais: identificar de forma contínua e precisa as necessidades específicas do departamento; implementar ações concretas para reduzir o risco de violência; trabalhar na eliminação de potenciais fatores de perigo ambientais e organizacionais nas unidades; e promover a capacitação dos profissionais de forma a fortalecer as suas competências técnicas e resiliência. A finalidade assenta na consolidação de um ambiente de trabalho seguro, que preserve a integridade física e psicológica dos profissionais.

É neste contexto que se enquadra e opera o Plano de Ação do Grupo Operativo Local (GOL) de Psiquiatria, cujo desígnio central é estruturar a resposta a este desafio.

O plano define um quadro de intervenção que visa, de forma primordial, reduzir o risco de violência contra os profissionais do departamento através da implementação de protocolos baseados em evidência.

A prevenção eficaz passa, necessariamente, por eixos estratégicos como a formação especializada, a contínua sensibilização, a melhoria dos sistemas de notificação e o apoio efetivo e imediato às vítimas, sendo fundamental o envolvimento das instituições de saúde e da sociedade para uma mudança de paradigma.

A sua eficácia é amplificada pela articulação estratégica com o Grupo Operativo Institucional (GOI), que assegura a integração das medidas na política global de segurança da instituição, garantindo os recursos e a visibilidade necessários.

Enf.º Luis Barreto, Enf.º Manuel Bidarra, Enf.º Pedro Luz