“A transição da neonatologia para o domicílio: que capacitação parental?” – terceiro webinar

12 Junho, 2023

Realizou-se recentemente o terceiro webinar, do II ciclo de Reuniões Científicas “Pensar em Neonatologia: da complexidade à essência dos cuidados”, sob o tema “A transição da neonatologia para o domicílio: que capacitação parental?”. Este foi um sucesso materializado pela partilha de conhecimentos e experiências dos preletores e pela presença de uma média de 266 participantes ao longo do evento.

Sob a moderação da Enfermeira Especialista Leonor Antunes, do Serviço de Neonatologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), durante estas duas horas de webinar a Enfermeira Especialista Ana Filipa Santos, do Serviço de Neonatologia do HFF, trouxe-nos a sua experiência ao longo dos anos, explicando a importância da implementação de um plano personalizado de preparação para a alta assim como a presença de disponibilidade parental para este ser executado com sucesso, apresentou-nos as novas guidelines para a preparação para alta, nomeadamente os diferentes tópicos e quais os momentos para estes serem abordados.

Nisa Souto, Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem, realizou uma reflexão sobre a preparação para a alta, abordando o trabalho passado, a atualidade e que prespetivas futuras se querem atingir, enfatizou a importância de ser toda a equipa multidisciplinar participar na preparação para a alta, referiu a necessidade desta preparação iniciar ainda antes do bebé nascer, realizando uma visita à grávida dando a conhecer a unidade. Reforçou, mais uma vez, a importância de haver um plano personalizado de preparação para alta e garantir que ainda durante o internamento e sem uma data de alta prevista, se realize um contacto com a equipa que irá seguir este bebé na Comunidade, informando do seu nascimento e como está a decorrer o internamento.

No próximo dia 19 de junho irá realizar-se o quarto webinar subordinado ao tema “A interação precoce na unidade de neonatologia: o seu impacto na díade pais-bebé”.

A pertinência desde webinar prende-se com o internamento de um bebé no serviço de neonatologia que condiciona o processo de estabelecimento de uma vinculação segura, tanto pelos motivos que originam o internamento como pela separação diádica que o próprio internamento operacionaliza.

Neste ambiente artificial e intimidador, os desafios inerentes à adaptação à paternidade multiplicam-se, podendo condicionar a relação estabelecida entre os pais e o bebé. Considerando o impacto de interações mutuamente compensadoras para o desenvolvimento de uma vinculação segura como base da promoção da saúde mental, o envolvimento dos pais no processo de cuidar, com enfoque na minoração das barreiras sentidas na interação pais-bebé torna-se uma prioridade.

O reconhecimento da equipa de saúde da importância da interação precoce torna-se fundamental na qualidade da relação estabelecida entre a díade. Cabe à equipa refletir e adotar intervenções que possam promover a interação precoce e facilitar a transição para a parentalidade.

O painel de preletores contará com a participação da Enfermeira Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria Susana Lima, do Serviço de Neonatologia e Unidade de Cuidados Intensivos e Especiais Pediátricos do HFF, do Enfermeiro Especialista António Nabais, Professor Adjunto da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e da Enfermeira Especialista Maria João Nascimento (CHULC-HDE). A moderação ficará a cargo da Enfermeira Especialista Catarina Miranda do Serviço de Neonatologia e Unidade de Cuidados Intensivos e Especiais Pediátricos do HFF.