Caminhada pelos Cuidados Paliativos junta 90 pessoas num Encontro de Partilha e Esperança

28 Outubro, 2025

A Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos Sintra Ocidental (ECSCP SO) da Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra promoveu, no dia 25 de outubro, uma caminhada pelos Cuidados Paliativos, no Parque Urbano da Rinchoa que contou com o apoio e participação do Conselho de Administração, profissionais de saúde, utentes e familiares acompanhados pela equipa e membros da comunidade.

A chuva inicial não demoveu o grupo que cumpriu os 3 km previstos, num ambiente de convívio pleno e de entreajuda.  O encontro marcado pela partilha, emoção e reflexão abriu espaço para testemunhos de familiares, recitação de poesia e confraternização, reforçando a relevância que os cuidados paliativos podem assumir na vida das pessoas com doença grave e de quem os rodeia.

Este encontro permitiu sensibilizar os participantes e a população em geral para a necessidade de acesso e equidade nos cuidados paliativos, lembrando que estes são um direito de todos.

Os cuidados paliativos são uma intervenção ativa e rigorosa, que alia ciência e humanismo, promovendo conforto, dignidade e qualidade de vida. Tal como um chapéu-de-chuva, protegem e acolhem quem mais precisa, mesmo nos dias mais difíceis.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, associou-se a este evento através de uma mensagem enviada em formato de vídeo, tendo a equipa agradecido e saudado o gesto de reconhecimento que lhe foi dirigido.

Reforçar a literacia em cuidados paliativos

Ainda no âmbito da Comemoração do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, a ECSCP SO  realizou no dia 24 de outubro uma sessão na Universidade Sénior de Monte Abraão sobre literacia em cuidados paliativos, tendo sido abordadas temáticas como a dignidade da vida humana e mitos sobre cuidados paliativos.