O nosso hospital, através do seu Centro de Investigação (ex-CI2) participou no Workshop “Interaction in Health Care: saving lives one interface at a time” edificada pelo INESC-ID.
Fruto da parceria entre ambas as instituições, materializando o propósito estratégico do HFF, para a promoção de iniciativas de investigação de base TIC, numa ótica de medicina translacional, esta conferência foi o corolário do projeto IT-MEDEX, reconhecido a nível nacional, ao granjear o 1º lugar dos prémios Fraunhofer Portugal Challenge 2016.
Desde 2011 que o HFF, enquanto parte da sua missão, apoia projetos de investigação, servindo como uma incubadora para iniciativas de TI em Saúde, oferecendo um ambiente único para ao desenvolvimento e prova-de-conceito no terreno, facilitando o acesso à realidade hospitalar e o meio académico.
Destacam-se os programas de mestrado ou doutorado, mas não só, incluindo diversas iniciativas lideradas por profissionais do nosso internato médico. Resultam daqui contributos materiais e publicações cientificas, em campos tão diversos como bioinformática, sistemas de tomada de decisão, medicina baseada em evidências, mobilidade ou robótica.
A titulo de exemplo sobressai o DonorNOW (software de sinalização automática de catástrofes neurológicas, que pretende ser um auxílio na referenciação de possíveis dadores de órgãos), ou o robot NANDO (salvaguardada as devida distância com o GASPARZINHO no IPO de Lisboa – projeto europeu MOnarCH, orçando em mais de 4 milhões de euros), em oposição ao investimento CI2 que não ultrapassou os 5 mil euros.