Cinema e Saúde Mental: quando o filme também é terapia

5 Novembro, 2025

Hoje, dia 5 de novembro, assinala-se o Dia Mundial do Cinema. No Hospital de Dia de Psiquiatria, localizado no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, da Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra, a Sétima Arte tem um lugar especial nas atividades terapêuticas.

As sessões de cinematerapia realizam-se há vários anos e tornaram-se momentos de encontro, reflexão e partilha, nos quais os utentes assistem juntos a obras cinematográficas, cuidadosamente selecionadas e, depois, participam em conversas mediadas pela equipa terapêutica.

Mais do que uma atividade de lazer, essa experiência transforma-se num poderoso recurso clínico. Através da identificação com personagens e histórias, os participantes são convidados a explorar emoções, reconhecer sentimentos e a refletir sobre as suas próprias vivências. Os filmes funcionam como espelhos simbólicos, ajudando na expressão emocional, no autoconhecimento e na compreensão de si e do outro.

Integrar o cinema na atividade terapêutica é ampliar as formas de escuta e de expressão. Cada película torna-se um ponto de partida para o fortalecimento da recuperação.