Hoje 13 de Novembro, é o Dia Internacional da Medicina Física e de Reabilitação, uma iniciativa da International Society of Physical and Rehabilitation Medicine (ISPRM) para divulgar a especialidade médica e a área da saúde da Reabilitação.
“A Reabilitação é essencial na Cobertura Universal da Saúde! Que todo o cidadão tenha acesso à Medicina Física e de Reabilitação” foi a mensagem escolhida para este ano, em associação com a Resolução da Organização Mundial de Saúde (OMS): “Strengthening Rehabilitation in Health Systems” (Reforçar a Reabilitação nos Sistemas de Saúde).
A comemoração mundial deste dia centra-se nas pessoas com limitações funcionais e incapacidades físicas e cognitivas, permanentes ou temporárias, nos seus familiares e cuidadores.
O Serviço de Medicina Física e de Reabilitação (MFR) da Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra integra médicos fisiatras, internos de MFR, fisioterapeutas, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais, Auxiliares de Fisioterapia, Técnicos Auxiliares de Saúde e Assistentes Técnicos. A sua intervenção assenta no seu valor acrescentado enquanto Equipa Multiprofissional e Multidisciplinar.
O Dia Internacional da Medicina Física e de Reabilitação tem ainda o objetivo de afirmar a relevância da Especialidade Médica de Medicina Física e de Reabilitação na prestação de cuidados aos utentes/doentes que necessitam de cuidados de reabilitação. É neste contexto que atuam diferentes profissionais: Médicos Fisiatras, Enfermeiros de Reabilitação, Fisioterapeutas, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Nutricionistas, Assistentes Sociais, Técnicos Ortoprotésicos, …), mantendo a interdisciplinaridade com outras especialidades médicas e cirúrgicas.