Assinala-se hoje, 25 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. A data tem como objetivo alertar para o fato de, como assinala a ONU no seu lema deste ano, “Não Haver Desculpa para a Violência Contra as Mulheres e as Raparigas”.
Para assinalar este dia, a Equipa de Prevenção da Violência em Adultos dos Cuidados de Saúde Primários de Sintra – EPVA Sintra relembra a importância de todos os profissionais da ULS Amadora/Sintra terem um papel ativo na prevenção, informação e atuação junto da população que assiste.
Os dados disponíveis evidenciam que a violência física, psicológica, sexual e social que atinge as mulheres continua a aumentar, constituindo-se como uma das violações dos direitos humanos mais frequentes em todo o mundo.
A violência interpessoal / violência doméstica é um problema de saúde com consequências físicas, emocionais e psicológicas. Os profissionais de saúde estão numa posição privilegiada para identificar situações de violência, fazendo recurso à sua relação terapêutica com a utente.