Hoje, dia 29 de outubro, assinala-se o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Em 2025, a World Stroke Organization (WSO) lançou como desafio global o mote: “Cada Minuto Conta” (Every Minute Counts, na sua versão original). A WSO pretende sensibilizar para a identificação precoce de sinais e sintomas de AVC e a importância de agir com rapidez.
O AVC é a doença vascular cerebral mais frequente. Provocada por uma interrupção do fornecimento de sangue ao cérebro, o AVC caracteriza-se pela perda rápida da função neurológica. Em Portugal, o AVC continua a ser uma das principais causas de morte e de incapacidade permanente.
No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Doente com AVC, a Unidade de AVC do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, da ULS Amadora/Sintra, juntou-se à 2ª edição da Caminhada Nacional “Pare o AVC, Junte-se a nós”, organizada pela Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC).
A caminhada decorreu no passado dia 26 de Outubro, no Estádio do Jamor, e contou com a participação de sobreviventes de AVC, famílias e profissionais de saúde de diversas Unidades de AVC, da Região de Lisboa.
A iniciativa teve como objetivo divulgar, junto da população, orientações e conselhos relevantes acerca dos sinais de alerta do AVC, bem como a importância da adoção de estilos de vida saudáveis na sua prevenção.