Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação – o contributo do HFF

20 Julho, 2023

Sob o lema: “Dar vida à vida”, o Núcleo de Coordenação Hospitalar de Doação (NCHD) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) assinala o Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, que se celebra hoje, dia 20 de julho, relembrando a todos e todas, profissionais de saúde e cidadãos, da importância que a doação de órgãos e tecidos tem para a sobrevivência e melhoria da qualidade de vida de muitos doentes que têm na transplantação a última oportunidade de tratamento.

Desde 2009, que o HFF faz parte da rede nacional de doação e transplante de órgãos e colabora de forma ativa para a obtenção de órgãos e tecidos disponíveis para transplante em Portugal.

Nos últimos 14 anos de atividade do NCHD, foi acrescentada quantidade e qualidade ao trabalho que, no início de 2023, culminou com a obtenção da Certificação da Qualidade ISO 9001 para os “processos de colheita de órgãos e tecidos: doação e colheita em morte cerebral (órgãos e tecidos) e doação e colheita em dadores em coração parado (córneas)”. Todas estas atividades são devidamente autorizadas e validadas regularmente pela Instituto Português do Sangue e da Transplantação e pela Direção Geral da Saúde (DGS).

Ao longo de 14 anos de atividade (2009-2022), os resultados hospitalares alcançados são os espelhados nestas infografias.

A equipa do NCHD é constituída por um total de nove profissionais – seis médicos, duas enfermeiras e um técnico operacional) todos com formação específica nesta área e está permanentemente contactável através de um telemóvel interno e está disponível a qualquer hora para receber todas as referenciações de possíveis situações de doação de órgãos ou tecidos pelos/pelas profissionais do HFF.

Para Ana Paula Fernandes, médica e coordenadora do NCHD do HFF: “Todos nós, profissionais de saúde, devemos estar despertos para este tema, tendo consciência do nosso potencial contributo na resposta a todos quantos beneficiam de uma forma tão significativa dos transplantes de órgãos e tecidos que podemos proporcionar”.

O HFF orgulha-se de contribuir de forma ativa para a rede nacional de transplantação, ajudando a dar resposta a numerosos doentes em lista de espera para transplante.