Hoje, dia 4 de dezembro, assinala-se o Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla. Trata-se de uma doença crónica autoimune do sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) que afeta cerca de 8.000 portugueses. É um dia importante para desconstruir alguns mitos que ainda perduram, assim como para alertar a população de sintomas e necessidades das pessoas com esclerose múltipla.
Há centenas de doentes que todos os anos são diagnosticados e acompanhados no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF). Com uma equipa dividida entre o Serviço de Neurologia e o Hospital de Dia, onde vários profissionais de saúde se complementam, o doente tem um acompanhamento personalizado, já que não há dois casos iguais.
No HFF existe uma equipa multidisciplinar que acompanha o doente desde o primeiro dia, sendo que os enfermeiros são fundamentais ao longo de todo o processo. Desde o primeiro dia, onde é preciso “ensinar” o que é a doença, até ao acompanhamento no Hospital de Dia, já que é lá que cerca de 50% dos doentes acompanhados no HFF faz a medicação.
Obrigada aos profissionais que todos os dias fazem a diferença na vida destes doentes!