No Dia Nacional do Não Fumador, que se assinala hoje, dia 17 de novembro, celebramos a saúde daqueles que optaram por não fumar e alertamos para os malefícios do tabaco.
Os cigarros e os produtos do tabaco são prejudiciais para todos os sistemas do organismo, são responsáveis por diversas doenças e um fator de risco para: cancro, diabetes, doenças respiratórias, doenças cardiovasculares e pulmonares. O tabagismo mata aproximadamente 8 milhões de pessoas todos os anos. A exposição ao fumo passivo também provoca mais de um milhão de mortes todos os anos. Um fumador perde em média 10 anos de vida, quanto mais cedo for interrompido o consumo de tabaco, maior é a redução do risco de vir a sofrer de doenças incapacitantes e mortais.
No Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) existe o Grupo de Trabalho para o Hospital sem Tabaco, iniciado em 2020, que visa manter o ambiente hospitalar livre de tabaco. Este esforço sucede a uma iniciativa anterior, que em 2005 concedeu ao HFF o nível Prata da Rede Europeia de Hospitais sem Tabaco. Este grupo promove áreas livres de fumo, consciencializando utentes e colaboradores sobre a importância de cumprir a lei, proteger a saúde e o meio ambiente.
Interrupções precoces no consumo de tabaco estão associadas a uma significativa redução no risco de doenças mortais. A cessação tabágica é comprovadamente eficaz e segura, especialmente com apoio farmacológico e aconselhamento cognitivo-comportamental. O Serviço de Pneumologia do HFF disponibiliza uma consulta de cessação tabágica para os profissionais de saúde do HFF que desejam deixar de fumar.
Juntos, aspiramos a um ambiente limpo e seguro, dentro e fora do HFF. Não fume ou consuma produtos de tabaco, promova o ar puro e saudável para todos!
#asuasaudeanossamissao