Assinala-se hoje, dia 14 de novembro, o Dia Nacional do Terapeuta da Fala. Esta data é comemorada anualmente pela Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala ao longo dos seus 45 anos de existência. É dia de todos/todas os/as Terapeutas da Fala comemorarem e celebrarem a sua profissão, a sua missão, divulgando e sensibilizando junto das suas comunidades e da sociedade em geral.
O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana e da deglutição, ao longo de todas as fases da vida. As principais áreas de atuação situam-se ao nível da linguagem oral e escrita, da fala, da voz e da alimentação em segurança.
No Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) as Terapeutas da Fala encontram-se integradas em equipas multidisciplinares nos Serviços de Medicina Física e Reabilitação (SMFR) e Otorrinolaringologia (ORL), dando apoio ao internamento e ambulatório, tendo em conta a patologia de base do/da utente e as áreas de especialização de cada profissional. Participam ainda em projetos de investigação e na formação académica de novos profissionais em colaboração estreita com instituições de ensino superior.
No HFF trabalham, atualmente, cinco Terapeutas da Fala integradas na carreira do grupo profissional dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica:
– três terapeutas exercem no SMFR, onde intervêm com adultos com patologia de etiologia neurológica, com perturbação de linguagem, fala e deglutição, quer nos serviços de internamento e serviço de medicina intensiva, quer em regime ambulatório com avaliações e seguimento dos utentes com alta hospitalar e nas consultas multidisciplinares da Esclerose Lateral Amiotrófica, do Doente Crítico e da Disfagia Neurogénica. Realizam, adicionalmente, intervenção com crianças com perturbação alimentar, internadas no Serviço de Neonatologia e Pediatria, ou em seguimento de regime ambulatório e na consulta multidisciplinar do Prematuro.
– duas terapeutas exercem no serviço de ORL, onde assumem as áreas específicas de voz, fluência, disfagia orofaríngea, surdez, comunicação, linguagem e fala. Na área das perturbações vocais e da fluência, os utentes (adultos e/ou crianças) são avaliados e têm intervenção em regime ambulatório. Participam na consulta multidisciplinar da voz e da disfagia. Na consulta multidisciplinar da surdez (bebés, crianças, jovens e adultos), os utentes são avaliados e é desenvolvida a reabilitação auditiva. Na área de comunicação, linguagem e fala as crianças vêm a uma consulta externa onde são identificadas as dificuldades e dadas orientações aos cuidadores.
As Terapeutas da Fala desenvolvem a sua atividade com elevada diferenciação técnica, baseada na procura contínua de boas práticas e da melhor atividade com elevada diferenciação técnica evidência técnica e científica, a eficácia da sua atuação, não esquecendo o grau de satisfação dos/das utentes, tendo sempre em linha de consideração a promoção da humanização dos cuidados prestados e os princípios éticos do HFF.
#asuasaudeanossamissao