Carlos Morais, médico cardiologista e Diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), foi eleito recentemente Vice-Presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) para o quadriénio 2023-2026.
“A Fundação Portuguesa de Cardiologia deve promover todas as iniciativas para isoladamente ou em colaboração com outras entidades, incrementar o conhecimento dos cidadãos no âmbito do conhecimento das doenças cérebro-cardiovasculares. Uma melhor literacia em saúde permite aos doentes uma melhor gestão da sua doença com benefícios em sobrevivência e qualidade de vida. A literacia em saúde potencia a adesão aos tratamentos, a correção de hábitos e comportamentos de risco, e maior facilidade em detetar precocemente sinais de alerta em situações de doença coronária isquémica, arritmias cardíacas e acidentes vasculares cerebrais”, afirma Carlos Morais, destacando assim a importância da FPC.
A Fundação Portuguesa de Cardiologia é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de âmbito nacional, criada em 1979, tendo como objetivo geral a promoção da saúde e a prevenção, tratamento e reabilitação das doenças cardiovasculares e acidentes cardiovasculares, que constituem a principal causa de morte em Portugal.
O HFF deseja a Carlos Morais os maiores sucessos no desempenho destas novas funções.
Na fotografia, Carlos Morais – Vice-Presidente da FPC (à direita) e Manuel Oliveira Carrageta – Presidente da FPC (à esquerda).