As transfusões de sangue fazem a diferença entre a vida e a morte de centenas de pacientes diariamente. O sangue funciona como um transportador de substâncias de extrema importância para o funcionamento do corpo e nos hospitais portugueses ainda não existe sangue produzido em laboratórios que possa servir as necessidades de todos.
Doar sangue é totalmente seguro. Todo o material utilizado é descartável e estéril e os técnicos que realizam a coleta são treinados para seguirem procedimentos que garantam segurança e conforto na doação.
Podem doar sangue todas as pessoas em bom estado de saúde, hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos.
Para uma primeira dádiva o limite de idade é 60 anos, fazendo-se sempre acompanhar do Cartão de Cidadão e do Cartão de Dador.
Embora o dador seja sempre avaliado por um profissional de saúde, existem fatores que são automaticamente eliminatórios:
Se está em condições para ser dador de sangue, não hesite. Dirija-se a uma unidade de recolha, que podem ser um hospital, centro de saúde, bombeiros, unidades móveis e centros Regionais do Instituto Português do Sangue e ajude a salvar vidas.