A equipa de enfermagem do Hospital de Sintra iniciou a execução de avaliações de “resíduo vesical” através de ultrassonografia, marcando assim a diferenciação nos cuidados prestados a doentes na especialidade de Urologia. Estes exames, essenciais para avaliar o “bom estado” dos rins, vêm juntar-se a outro, já realizado pela mesma equipa de enfermagem, e que é designado por urofloxometria.
Este exame de avaliação de resíduo vesical tem como objetivo verificar o volume de urina que permanece na bexiga após o paciente realizar a micção. Esse volume, denominado resíduo vesical pós-miccional, é um indicador importante da eficiência do esvaziamento vesical e auxilia na identificação de possíveis alterações do trato urinário inferior.
Este procedimento, que agora chega ao Hospital de Sintra, é indicado em diversas situações clínicas do foro da Urologia, das quais se destacam:
Por outro lado, a Ultrassonografia vesical é um método não invasivo, rápido e indolor. O exame é feito logo após a micção, posicionando o transdutor do equipamento sobre a região suprapúbica para estimar o volume de urina residual.
Tratam-se de dois exames de destaque que vêm trazer novo alento aos doentes urológicos e que coloca o Hospital de Sintra, da ULS Amadora/Sintra, na vanguarda do que melhor se faz no País ao nível dos exames urológicos.