Equipa de Enfermagem do Serviço de Neonatologia do HFF promove II Ciclo de Webinares “Pensar em Neonatologia: Da complexidade à essência dos cuidados”

3 Fevereiro, 2023

A equipa de Enfermagem do Serviço de Neonatologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) volta a dar o seu contributo para a partilha de experiências e cooperação entre instituições e profissionais de saúde, e ampliação do conhecimento científico, com a organização do segundo ciclo das Reuniões Científicas “Pensar em Neonatologia: Da complexidade à essência dos cuidados.

As reuniões científicas decorrerão via online, ao longo do ano de 2023, estando programados 6 encontros sob o formato de webinar, entre 27 de fevereiro e 14 de novembro, das 17h às 19h.

O objetivo deste II ciclo de Reuniões Científicas, destinadas a profissionais de saúde que lidam com a prematuridade ou com recém-nascidos de alto risco, é promover uma diversificada partilha de experiências, fomentando, paralelamente, a divulgação de novas e mais atuais evidências científicas na área da Neonatologia.

O primeiro webinar está agendado para o dia 27 de fevereiro e abordará o tema: “Cuidados em Fim de Vida: Os desafios na Neonatologia…”.

Nestas duas horas de partilha entre profissionais, pretende-se promover uma reflexão crítica em torno dos aspetos ético-deontológicos decorrentes dos cuidados prestados a recém-nascidos em fim de vida, com enfoque na promoção do seu conforto e qualidade de vida, assim como na importância da parceria de cuidados com as famílias, aquando da implementação do plano individual de cuidados.

O painel contará com as preleções da Enfermeira Especialista Joana Teixeira, do Serviço de Neonatologia e Unidade de Cuidados Intensivos e Especiais Pediátricos do HFF, do Investigador João Cunha Matos, da Universidade de Paris – Equipa de Investigação em Ética e Epistemologia, e da Professora Doutora Lucília Nunes, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. A moderação estará a cargo do Enfermeiro Especialista do Serviço de Neonatologia e Unidade de Cuidados Intensivos e Especiais Pediátricos do HFF, Hugo Martins.

A participação neste webinar é gratuita. As inscrições podem ser efetuadas através deste link: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=CEbIIh3wxUaAJGPMli5fUfcQ3p5k9zBFp6ANmRiAA5FUN1lOWTJFU0tDTjVTWUNaVTNaUjVZN0xGVy4u