O Dia Mundial da Criança tem um significado especial para o Serviço de Pediatria do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF). Não só é o dia dedicado a todas as crianças, com toda a importância que isso acarreta, mas marca o aniversário do próprio Serviço, que celebrou 27 anos de existência.
No entanto, este ano houve mais um motivo para celebrar: o lançamento oficial do projeto de Hospitalização Domiciliária Pediátrica do HFF. A partir de 1 de junho, as equipas multidisciplinares de cuidados pediátricos começaram a prestar cuidados de saúde diferenciados no domicílio das crianças abrangidas por este projeto.
No seu primeiro dia de atividade, as equipas da Hospitalização Domiciliária Pediátrica do HFF foram responsáveis pelo tratamento de duas jovens utentes que residem no concelho de Sintra. As visitas domiciliárias ocorrem em três turnos: pela manhã, à tarde e à noite, garantindo a continuidade do tratamento em curso, ajustando-o, se necessário, monitorizando o estado de saúde da criança e fornecendo apoio e orientação aos pais/cuidadores.
A hospitalização domiciliária pediátrica é uma abordagem inovadora na prestação de cuidados de saúde, permitindo que as crianças sejam tratadas em casa, em vez de permanecerem internadas no hospital. Esta modalidade de cuidados oferece uma série de benefícios importantes para as crianças, para as suas famílias e também para o sistema de saúde.
Uma das principais vantagens da hospitalização domiciliária pediátrica é proporcionar às crianças o tratamento no conforto de seu próprio lar. Tal contribui para reduzir o stresse e a ansiedade associados à hospitalização numa convencional enfermaria de hospital.
Além disso, vários estudos têm demonstrado que as crianças em hospitalização domiciliária recuperam mais rapidamente e apresentam menor risco de infeções hospitalares. Esta iniciativa da Hospitalização Domiciliária Pediátrica do HFF é desenvolvida em colaboração com a Fundação do Gil.