“Garanta começos saudáveis para futuros brilhantes”

17 Novembro, 2025

Este é o mote que a Organização Mundial de Saúde (WHO) escolheu em 2025 para assinalar o Dia Mundial da Prematuridade, data criada com o objetivo de alertar a sociedade para os desafios das crianças que nascem antes de tempo e o seu impacto nas famílias e cuidadores.

Give preterm babies a strong start for a hopeful future, na versão em inglês, lembra-nos que todas as crianças têm direito aos melhores cuidados desde os seus primeiros momentos. Todas merecem que as suas capacidades sejam consideradas e desenvolvidas, com acesso à saúde, educação e apoio social adequados. O slogan realça igualmente que os prematuros devem, desde o início das suas vidas, ter cuidados especializados, humanizados e contínuos. Atendendo que muitos passam os seus primeiros dias em situação de internamento hospital, é assim dado grande enfoque às equipas de saúde que acompanham crianças e famílias.

O tema deste ano sensibiliza também para a importância de cuidados diferenciados que permitam o desenvolvimento das crianças prematuras nos primeiros anos de vida, ao longo da sua vida e que mais tarde terá enorme importância na vida adulta.

No Serviço de Neonatologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) da Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra, os cuidados precoces e especializados, aliados ao forte compromisso de toda a equipa, são essenciais para impactar positivamente a vida dos prematuros e de quem os acompanha. Os cuidados são prestados com base em evidência científica, centrados na criança e na família, visando melhorar prognósticos, reduzir eventuais sequelas, prevenir futuros internamentos, ampliando hipóteses de uma vida com mais saúde e qualidade.