
A gestão das camas hospitalares disponíveis para internamento constitui um ponto fulcral na melhoria de resposta que o hospital pode oferecer à sua população, racionalizando recursos e evitando complicações relacionadas com a acomodação deficitária dos utentes, nomeadamente permanência por tempo excessivo em regime de Serviço de Urgência (SU).
Por outro lado, o Planeamento de alta hospitalar (PAh) obedece a critérios que vão muito além da simples gestão da situação do doente. O planeamento da alta não deve ser um processo conduzido unicamente pelo médico assistente do utente, mas sim por uma equipa multidisciplinar (médico, enfermeiro, assistente social (AS), administrativa do serviço), para que no momento da alta não existam obstáculos não clínicos que possam ser impeditivos da mesma. A falha no planeamento de alta pode conduzir a internamentos mais prolongados e por sua vez, a cuidados menos ajustados aos utentes.
O planeamento de alta deve ter como objetivos fundamentais:
A Equipa de Gestão de Altas /Gestão de Camas tem a percepção de que é fundamental a promoção de planeamento de alta precoce, com envolvimento de todos os profissionais, utente e família/cuidados principal, de modo a mitigar as situações extremas.
Com o objetivo de melhorar toda a dinâmica de gestão de camas e altas hospitalares a EGA/GEC implementou para 2016 e 2017, um conjunto de medidas de forma a complementar as já existentes, que se resumem nos seguintes pontos:
Para 2017, o objetivo institucional é mais complexo, preconizando-se a necessidade de os utentes serem referenciados à Rede Nacional de Cuidados Continuados integrados (RNCCI) ,sempre que existam critérios, nos quatro dias que precedem a alta clínica. Para que o objetivo seja cumprido, o processo tem que estar completo na Plataforma da RNCCI, o que implica estarem devidamente preenchidos todos os módulos do respetivo aplicativo: de Enfermagem, Médico e do Serviço Social.
A Equipa de Gestão de Altas/Gestão de Camas continua a desenvolver-se e a redefinir-se diáriamente, no sentido de dar resposta aos novos desafios e necessidades que surjem. Todavia mantemos a permissa que o seu dia a dia continuará a ser de proximidade dos serviços e das equipas, pois o todo é certamente diferente da mera soma das partes.
Alguns Dados sobre a Equipa de Gestão de Altas /Gestão de Camas do HFF