Grupo CAPAZ leva cantares tradicionais ao Hospital de Sintra

16 Dezembro, 2025

O Grupo CAPAZ, grupo de Cantares Tradicionais promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Sintra, levou, dia 15 de dezembro, a arte do canto ao Hospital de Sintra, da ULS Amadora/Sintra, proporcionando um momento de alegria e bem-estar a utentes e profissionais de saúde.

A iniciativa fez parte da programação de Natal da ULS Amadora/Sintra, integrando um conjunto de atividades desenvolvidas para assinalar a época festiva e humanizar os espaços de saúde. Composto por cerca de uma dezena de pessoas séniores, com especial vocação para as artes vocais, o grupo interpretou várias canções alusivas ao Natal, tornando mais feliz a manhã de todos aqueles que se encontravam nas Consultas Externas do novo Hospital de Sintra.

O Grupo CAPAZ surgiu a partir de um desafio lançado por membros da equipa técnica do Espaço CAPAZ a uma utente que manifestou interesse em criar um grupo coral naquele espaço. Fundado em novembro de 2022, o grupo tem vindo a crescer de forma consistente e conta atualmente com 14 participantes, com idades compreendidas entre os 70 e os 93 anos.

Os ensaios decorrem uma vez por semana e as apresentações são sempre realizadas com entusiasmo e dedicação. Ao longo do seu percurso, o grupo tem-se afirmado como um importante recurso comunitário, com presença regular em centros de dia, lares, infantários e encontros de cantares.

Desta vez, foi o Hospital de Sintra o palco escolhido, reforçando a importância da música, da cultura e do envelhecimento ativo como ferramentas de promoção do bem-estar e da ligação à comunidade, especialmente numa época tão significativa como o Natal.